A arquitetura deve ser um ato de generosidade.

Como não parar e ler essa entrevista dos arquitetos Anne Lacaton e Jean Philippe Vassal para o Expresso? 

Nesses dias de muita animosidade e opiniões extremadamente apaixonadas sobre tudo, é um alento ver profissionais que pensam - e agem em suas práticas - com uma visão mais humana e menos tecnológica. Os arquitetos ganharam o Prêmio Carreira da Trienal de Lisboa. Com patrocínio da Fundação Millennium BCP, esta premiação distingue arquitetos "cujo trabalho e ideias tenham influenciado e continuem a ter um profundo efeito na prática e no pensamento da Arquitetura atual." (Fonte)

Maison Latapie
 Fala-se muito de sustentabilidade, mas depois constroem-se projetos muito ecológicos e demasiados dispendiosos em terrenos vazios. Ecologia são as pessoas. Às vezes as coisas estão escondidas, parecem ser quase interditas, mas são possíveis de realizar. Nas nossas estruturas não há matéria inútil. Utilizamos o que é justo e necessário, aproveitando o ar, a luz, ou a simples sensação de bem-estar e de abertura que se pode transmitir olhar a cidade a partir de um terraço e não de uma janela minúscula.

Fonte
Sua atuação tem um foco na reutilização antes da demolição para novas construções. "Nunca demolir, nunca remover ou substituir, sempre adicionar, transformar e reutilizar!" poderia sintetizar o seu trabalho. E eles tem usado esse conceito em práticas de transformação de habitações de cunho social através de soluções que as reabilitam para o uso, acrescentando qualidade e bem estar ao usuário. 
Fonte

 É preciso encontrar o equilíbrio no espaço que protege e simultaneamente se abre ao exterior. Não podemos criar espaços que criem constrangimentos. A ideia é encontrar as soluções mais simples. Esse é o grande desafio da arquitetura deste tempo.
Concurso para novo bairro em Dublin


A olhar e refletir. Esta é a chave da aprendizagem. Parece um cliché mas é uma coisa muito concreta. Ensinamos que é mais importante olhar para a cidade do que para o computador e que é preciso encontrarem as suas ideias não a partir da teoria mas da observação e da reflexão. Ensinamos a coragem de ter opiniões e a liberdade de pensar, de sonhar e de realizar o sonho. Muitas vezes, nas escolas impedimos o sonho de existir. Chega um professor e diz: “Isto não pode ser assim, nunca será autorizado”, e depois pode. Acreditamos numa arquitetura em que o sonho de realizar continua em permanência.

Jean Philippe Vassal e Anne Lacaton - Arquitetos
Leia a íntegra da entrevista AQUI  

Recomendo também a leitura do artigo: Arquitectura pela arquitectura (onde o autor faz "a defesa de que o trabalho de Anne Lacaton & Jean-Philippe Vassal, na sua singularidade, foi capaz de definir um tipo de artisticidade para a arquitectura no qual ética e estética não se distinguem.")

Abaixo um vídeo com palestra dos arquitetos onde eles apresentam projetos e falam principalmente sobre "INHABITING, USE, PLEASURE e FREEDOM. Habitar (além do funcional) é sobre o prazer, a generosidade e a liberdade de ocupar o espaço ao redor e na frente de si mesmo. Arquitetura significa construir multidões de situações de uso - conectadas, cruzadas e móveis - que facilitam a apropriação do espaço. A economia é um instrumento de liberdade que, longe de restringir e diminuir, abre possibilidades e fornece margens de generosidade e extraordinárias. Além de qualquer determinação estética e formal, além de regras, padrões e programas, os edifícios são bonitos quando as pessoas se sentem bem neles, quando a luz interior é linda e o ar é agradável, quando a troca com o exterior parece fácil e gentil, e quando usos e sensações são inesperados."

Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros