Casa Duna - arquitetura mimética


Uma casa que se mescla à paisagem e quase se confunde com ela. Internamente é feita como uma espinha de animais com sua estrutura metálica. Externamente se parece com uma duna, daí o seu nome.


Uma construção de 175 m2 em uma zona rural da Letônia para uma família jovem resultou nesse volume surpreendente em uma planta baixa comprida e estreita e de formas inusitadas.  

Leia também: 





"Nós estávamos pensando em uma arquitetura capaz de misturar-se com o meio ambiente mas sem abrir mão de sua própria identidade" ARCHISPEKTRAS


A casa, como uma residência de campo e refúgio, traz soluções interessantes que alia a simplicidade de planta baixa e volume, ao mesmo tempo em que foge das soluções tradicionais para esse tipo de programa. A começar pela estrutura em aço pré-fabricado que agilizam a montagem.


O recobrimento da cobertura mantém a inclinação acentuada de climas frios e usa de um material que se assemelha às ondulações naturais do terreno em forma e cor.
Internamente podemos notar as claraboias que cortam a casa e garantem a luminosidade natural. Os espaços se abrem ao claro e o uso de cores claras no revestimento ajudam na sensação de amplidão do espaço.

Cortinas opacas móveis ajudam a regular a transição de privacidade e contato com a natureza. 

Fotos: Juozas Kamenskas

Projeto: ARCHISPEKTRAS

(Via )

Leia também:



Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros