MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Duas dicas para o Sketchup

Aprendi Arquitetura ainda no tempo da graficação a mão, dos normográfos e outras cositas estranhas que usávamos. 

Quando surgiram os Cads eu cheguei a pensar a me aposentar porque eu e o AutoCAd temos um caso de antipatia mútua. Me era mais rápido continuar a usar a mão e tenho um complicador em aprender o que não gosto. 

Mas....quando conheci o Sketchup os meus problemas acabaram! Comecei a usar nos meus projetos (mostro AQUI e AQUI alguns do pioneiros).


O Sketchup passou por vários donos e hoje pode ser encontrado AQUI, inclusive com uma versão grátis (com menos recursos é obvio).

Eu não sou uma profissional do Sketchup e o uso mais como ferramenta auxiliar na concepção, na apresentação e inclusive para detalhamento. Mas quando encontro dicas ótimas de gente super boa no programa, sei que vale a pena compartilhar com vocês.

Uma delas é a Arquiteta Carol Cantelli que mostra sempre sua expertise nas redes sociais. Uma dica super preciosa para quem trabalha com o Sketchup são os componentes. Há um site especial para isso, o 3D Warehouse com trocentos milhões de coisas para baixar. Ela indicou uma coleção de um cara que faz trabalhos para uma loja e que é INCRÍVEL!!!!  ANOTEM!!!

Frédéric - Tabary Designer

Ah! E outra dica é procurar em todas os idiomas possíveis. Eu já faço isso em inglês, italiano e francês. Mas ela ainda recomenda em tailandês e japonês. Vou tentar.

Outra dica é um curso grátis online de Vray para Sketchup. Sabe aquelas maquetes que parecem fotos de tão realistas? Pois é, o Vray é um dos programas que faz isso. Quanto mais realista, mais detalhes e mais tempo para ficar pronta. Haja máquina!

Mas também para os que, como eu, apenas querem que o cliente visualize melhor as intenções de projeto, aprender umas dicas a mais sempre é bom para que a apresentação fique mais interessante. São várias aulas e estão no canal no you tube do Chahoud Renders. Deixo a primeira aula no vídeo abaixo.  



E para entender melhor as potencialidades do programa que tal ver o projeto dessa casa deslumbrante no Chile e suas plantas, cortes e elevações feitas no Sketchup.

Nos siga também nas redes sociais
Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros