MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Eco Barge - aprendendo sobre jardins verticais no rio Danúbio

Já pensou uma barcaça onde se possa aprender sobre como cultivar alimentos em jardins verticais? E tudo isso navegando? Em cidades com rios, como é o caso de Porto Alegre, seria lindo demais. Pois não é que em Belgrado essa ideia pode ser realidade?

Projeto do Salt and Water para ser um local móvel onde se possam fazer apresentações e oficinas sobre agricultura orgânica. Achei show!

Eles explicam as vantagens dos jardins verticais: a)o sistema de irrigação com menor quantidade de água e que pode ser reciclada; b)maior facilidade de proteção contra pragas e cultivo em meses mais frios; c)menor tamanho o que permite que possam ser movidos ao redor da luz natural.

E ter jardins e estufas verticais em barcaças pode ser vantajoso em cidades com rios e para isso o projeto prevê espaços para cultivo e aprendizado e também conta com meios de captar energia solar e eólica.



Fonte e fotos: Salt and Water

Bacana, não? Conhece outros exemplos semelhantes de locais onde se possa aprender sobre jardins verticais? Mostra para a gente! 

Nos siga também nas redes sociais

Twitter  Flipboard  Facebook  Instagram  Pinterest  snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros