Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

Casa barata usa paletes e modulação

Habitação para pessoas de baixa renda com um projeto que pode crescer conforme as necessidades dos habitantes. É o projeto da arquiteta mexicana Tatiana Bilbao com um custo estimado em 8.000 dólares, criado com base em mais de 2000 entrevistas com o público alvo. 
Formado por módulos de blocos de concreto com "puxadinhos" de paletes que podem ser compostos de acordo com as necessidades das habitações ou mesmo comércio. Segundo o que foi levantado, as pessoas queriam casas com aparência de terminadas e com "cara de casa".
A ideia de módulos básicos e, portanto, mais acessíveis para o bolso das pessoas, tem sido utilizada por arquitetos para viabilizarem opções de moradia para populações carentes. O último premiado com a prêmio Pritzker em 2016, Alejandro Aravena, é um exemplo. Flexibiliza o posterior crescimento com variadas propostas já pensadas em projeto.

Vejam aqui mais fotos de um protótipo construído na Bienal de Arquitetura de Chigaco em 2015.




Nos siga também nas redes sociais 
Twitter  Flipboard  Facebook  Instagram  Pinterest  snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros