8 Brinquedos para despertar mentes curiosas e criativas

Quando pequena adorava brincar com blocos do pequeno construtor e com mobílias que eu mesma fazia com caixas de fósforo. Já reciclava. Aliás, todos reciclávamos e reaproveitávamos o que dava. A cultura do desperdício ainda não tinha se instalado em nossas vidas. Já falei sobre essas memórias afetivas de espaços e brincadeiras e como elas marcaram a minha vida. Mas, e se fosse criança hoje, que brinquedos gostaria de ganhar? 

A Sam Shiraishi me mandou um link de brinquedos bem bacana com uma centena de possibilidades e escolhi algumas que fariam a alegria de uma futura arquiteta. Entre eles alguns mais baratos e eco-friendly. 


1- World Geo Blocks - Para uma mente que gosta de viajar e compreender o mundo, esses blocos com os países e seus nomes, ajudam a aprimorar a inteligência espacial, tão importante em pessoas que criam.


2- Blocos de alfabeto e Braille - Estes blocos são super bacanas para brincar com o aprendizado das letras do alfabeto e de quebra ainda ensinam a linguagem Braille. Vou ter que pesquisar algum do gênero que ensine Libras também.
3 - K-nex - Introdução à estruturas - Pontes - Vamos combinar que aprender os fundamentos de estruturas brincando é muito mais divertido que aprender em salas de aula mais tarde. ADOREI esse brinquedo!








4- Mesa multiúso - Toda criança gosta de desenhar. Talvez 0,01% não. Mas não os conheço. Algumas gostam mais. Eu era uma dessas. E meus pais notavam e me davam meios como lápis de cor e cadernos. Com certeza iria adorar ter uma mesa cheia de possibilidades de organização. 
5- Palhas e conectores - Imaginem as possibilidades de construir estruturas, naves espaciais, casas e barcos! A imaginação é o limite! Um dos que mais gostei pela simplicidade do conceito e pelo preço. Muito mais impactante uma criança ganhar algo mais barato que a faça interagir, que um mega caro brinquedo em que ela vai ficar passiva. Pelo menos eu penso assim.
6- Estruturas - Um pouco mais caro, mas permite construir edificações mais complexas e compreender de forma empírica como funcionam equilíbrio e composição formal. Minha criança interna ia gostar de ganhar até hoje.
7 - Ferramentas - Esta maleta para crianças maiores e a de baixo para menores estimulam a descoberta. Eu tinha a mania de abrir as coisas que não funcionavam. Minha mente sempre procurava uma lógica de funcionamento. Algo que parecesse fora do lugar poderia ser a chave para a arrumar e fazer funcionar. Acham graça? Já arrumei um carro que não funcionava olhando o motor e vendo um fio solto que os homens ao redor não tinham visto. E não entendo nada de mecânica. Mas o carro voltou a pegar...


8- Habitadule - Essas peças podem formar estruturas incríveis! Já fiquei imaginando que dá para bolar algo parecido com papelão...
Interessante que fiquei pensando que até uma certa idade meninos e meninas ganham brinquedos iguais : blocos de armar, mobiles, jogos para encaixe. Depois é que os papéis parecem se separar com os meninos ganhando armas, carros, ferramentas e tudo o que os leve a descobrir o mundo lá fora. Desbravadores como os antigos homens das cavernas. Às meninas tocam as casinhas, as bonecas, os fogões e todas as ferramentas de dentro de casa. 

Folgo em saber que isso está mudando e que já existem brinquedos onde todos podem exercer todos os papeis e exercitar o maior de todos os bens que ganhamos ao nascer: o poder de escolha.

Pessoas criativas e curiosas escolhem. Meninas podem desbravar. E podem ser maternais. Meninos podem ser paternais. E podem desbravar. Respeitem suas escolhas. Não as imponham. E que sejamos todos felizes.

Mais brinquedos para construção AQUI 

Gostou? Tem alguma sugestão? 


Comenta e conta para a gente a tua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros