11 ideias de locais para ler

Nasci em uma família de leitores. Cresci me acostumando a ver meus pais sempre lendo. Os livros faziam parte de nossas casas.  (O nossas casas é porque mudamos muito em função do trabalho de meu pai. ). Lembro que as estantes de livros, muitos, dos mais variados assuntos, ficavam ao nosso olhar e alcance de crianças. E não eram apenas livros infantis, não. Eram coleções de Machado de Assis, Eça de Queiroz, enciclopédias e dicionários. Uma riqueza imensa. 

Numa de nossas casas existia uma parede todinha de livros! O Vermelho e o Negro de Stendhal devo ter lido antes dos dez anos. Se criou uma lenda que eu tinha lido A Divina Comédia de Dante Alighieri nessa época. Não li não, li um resumo em uma dessas enciclopédias juvenis. Mas a lenda reforçou o rótulo de inteligente que me colocaram desde sempre. Assumi como sendo mesmo e nunca me dediquei muito aos estudos como meus irmãos. Achava que sete era mais que bom de média e tinha a certeza de que, SE estudasse mais, tiraria dez. Pensando bem, tirei mesmo nos primeiros anos primários. Tenho até medalha de primeiro lugar desse período escolar. Acho que não se usa mais isso. Cria uma competição entre os alunos. Eu detestava que me vissem como CDF (o nerd de antigamente). Fui pesquisar o termo para deixar o link e vi que tem sites que dizem que era abreviatura de Crânio de ferro...tá bom, no meu tempo era outra coisa, mas tudo bem.    

Enfim, o hábito da leitura tem passado em nossa família de pai e mãe para filhos e filhas. A gente costuma ler em qualquer local. Mas vamos combinar que um canto mais especial e uma cadeira confortável com uma boa luz fazem toda a diferença. Por isso juntei 11 ideias bem bacanas de cadeiras e locais para leitura para servir de inspiração para vocês.   
cadeira violeta
1- Adoro um modelo clássico para leitura. E se for com um tecido super estiloso, fica ainda mais charmosa. Não recomendo esse tipo de estofamento para quem tem pets ou crianças pequenas. 
Pé de móvel com palavras
2- Amei esse detalhe de pé de cadeira! Usar detalhes com palavras me encantam. 
Poltrona moderna
3- Para não ser tão enviesada eis uma cadeira estilo mais moderna. Achei que deve ser confortável também. Me lembrou uma série antiga de TV chamada o Túnel do Tempo. Bem apropriada para um ambiente de leitura que nos leva a viajar por tempos e universos novos. 
Striped Armchair
4- Estampas de listras. Adoro! Sempre são clássicas. Ainda mais em um modelo tão gostoso como esse. E com almofadas que são indispensáveis sempre.
Armchair and books
5- Leitores entenderão essa saudável bagunça. Mil livros para ler o tempo todo. Não muito apropriado para alérgicos, sem dúvida...
Estante de livros
6- Uma estante já ajuda bastante. E por falar em alérgicos, sugiro que para eles se use sempre portas porque livros acumulam pó. E mesmo sendo limpos bem seguidamente, ainda podem causar espirros.
Cadeira para ler
7- Modelos mais minimalistas, mas com muito estofado porque conforto é fundamental.
Chaise amarela
8- Cor para os mais ousados. Um amarelo bem dosado pode ser um ótimo incentivo à alegres momentos de leitura.
Blue striped armchair
9- Azul estimula a criatividade. E um azul super bem dosado em estampas ajuda muito mais.
Estampa étnica
10- Cor! Estampas étnicas fazem um canto todo especial. Ou se o orçamento anda apertado, aproveitar retalhos, mesmo que sejam em uma colcha sobre a poltrona pode fazer toda a diferença.
Canto para ler
11- Ambientes mais neutros também são lindos e elegantes. A mim lembram épocas mais frias.

Mais coloridos ou menos coloridos, o que importa é que o ambiente de leitura seja muito confortável, com algum grau de privacidade para os que gostam de ler em silêncio, uma boa luz (seja natural ou artificial). E o ingrediente principal: um bom livro!

Leia também:

Fonte das fotos - Pinterest - locais para ler
Gostou? Tem alguma sugestão? 

Comenta e conta para a gente a sua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros