Uma ideia para paredes grandes - Boiserie

Uma reforma pode mudar bastante um ambiente. Mas também contamos com alguns condicionantes para implementar as soluções. Estas devem ser compatíveis com o orçamento disponível e com o estilo dos moradores. E um dos desafios que podemos encontrar são as paredes grandes.

Elas requerem um tratamento muito especial. Em geral são cheias de imperfeições e nem sempre podemos arrumá-las a contento. A solução muitas vezes é disfarçar. 

Aliás quando os moradores residem no local da reforma, os cuidados são ainda maiores por causa da bagunça sempre presente em obras e a poeira. Principalmente se os moradores são alérgicos.

Dito isso, vamos a este caso em particular. Todo tratado via web. Whatsapp seu lindo! Nos auxiliou a conversar sobre as soluções, escolher as cores e as alternativas. E não faltaram sugestões....  

A sala era bonita, mas a moradora tinha se cansado. E tinha um caso crônico de mal estar com o jardim de inverno. A ideia básica era achar alguma solução para ele, propor cores e uma nova ambientação da sala. Na casa moram um casal de meia idade (mas muito jovens em temperamento). E eles costumam receber muito para almoços e jantas.


O Sketchup e o Coral Visualizer ajudaram nas várias propostas, feitas sobre as fotos que eram mandadas via whats. Alguns debates bem democráticos e se chegou a uma cor para a parede grande. 
Mas as soluções esbarravam em alguns desencontros. E nos JAQUES das obras. Enquanto os proprietários viajavam ao exterior, continuamos a buscar alternativas. Os rodapés foram trocados. Os antigos escuros deram lugar aos modernos brancos e mais altos. Prateleiras de gesso foram colocadas entre a parede e a coluna do jardim de inverno. Mas a parede grande continuava em aberto.

Veio então a ideia de usar um efeito boiserie. Para quem não sabe, eram aqueles painéis de madeira, lindamente entalhados, geralmente encontrados em castelos e residências clássicas francesas nos séculos XVII e XVIII. Hoje se pode obter um efeito bem interessante usando molduras de gesso, cimento ou mesmo em isopor. As paredes ganham um ar de requinte e conforme o acabamento, podemos ter um efeito bem contemporâneo.  
Efeito Boiserie

Ideia aceita. Ideia implementada. E a arquiteta aqui acompanhando a execução via whatsapp. Passo a passo. E é uma técnica que exige capricho e por isso não deve ser apressada. Senão, já viram né.

 Podem ver como a parede vai ganhando estilo. E os cuidados nos acabamentos e quinas fazem toda a diferença.




E adoro as fotos dos antes e depois! A gente acaba esquecendo como era o espaço se não faz o registro.

Molduras prontas, efeito boiserie fazendo uma sala mudar completamente de aspecto. E ainda faltam os quadros! Sugeri também que ela mesclasse os sofás. Era um conjunto de dois sofás brancos e um preto. Usamos os dois grandes juntos e o efeito ficou bastante elegante.
Faltam os móveis que estão sendo laqueados, um deles que foi do pai da moradora,  que não abre mão de tê-lo em casa.

Outras experiências de soluções feitas via web

Pintando azulejos com sugestões via web
Reforma de cozinha sem quebradeiras 

E outra sugestão pratica para parede grande usando pintura


Gostou? Conta para a gente a sua opinião. 

Siga-nos nas redes sociais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros