MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Museu do Futuro e a impressão 3D

Que Dubai investe pesado em tecnologia e construção já é sabido. Eles estão agora construindo o Museu do Futuro que terá como mote a ideia de "ver o futuro, criar o futuro" com ideias que tragam soluções para as cidades e a construção.
Museu do Futuro Dubai



Ideia faraônica com certeza, a ver como se concretizará. 

Uma das primeiras construções será um complexo de escritórios todo feito em impressora 3D. E quando digo todo, é todo mesmo. Não vai ser uma união de partes como a que a empresa responsável pela construção, a chinesa Winsun, costuma fazer. Segundo a proposta, eles vão imprimir tudo, da estrutura aos móveis.
Oficina impressa em 3D Winsun Dubai
Os engenheiros vão usar uma impressora 3D de altura de 20 pés, que será montada no local de construção, localizado em um cruzamento movimentado, mesmo no coração de Dubai. Eles vão usar Especial Reinforced Concrete (SRC), Fiber Reinforced Plastic (FRP), e fibra de vidro reforçada Gypsum (GRG) para fabricar os vários componentes estruturais e decorativas da estrutura. O tempo total de construção será de apenas algumas semanas, enquanto os custos trabalhistas serão reduzidos em 50-80% e resíduos de construção será reduzida entre 30-60%. (fonte)
Será o futuro de muitos de nossos edifícios?
Oficina impressa em 3D Winsun Dubai

Fonte
Gostou? Conta para a gente a sua opinião. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros