Pular para o conteúdo principal

Exposição da arte de um século da garrafa da Coca

Coke Bottle 100
Todos já sabem que eu sou uma apaixonada por design. E um case icônico da área do design de nossa época é a famosa Coke Bottle. Imaginem uma embalagem que pode aparecer em pedaços e ainda assim é reconhecida. Que já esteve nas mãos e bocas das pessoas mais famosas e poderosas deste planeta por todo um século. E de todas as ideologias. E também nas mãos anônimas de todas as faixas etárias e econômicas. Uma embalagem que é tão famosa que já foi retratada das mais diversas formas por artistas de todas as décadas. 

Pois essa garrafa está completando 100 anos. Ela tem uma história fascinante que contei em o centenário de um ícone. E para comemorar esta trajetória foi realizada uma exposição que percorre o mundo com um panorama de como ela foi representada por artistas no decorrer deste período.

Fui convidada para participar da inauguração da exposição em São Paulo. E desde já dou uma dica: ela só ficará aqui no Brasil de 4 a 7/06 no Parque Villa Lobos em São Paulo. Daqui parte para o México. 
Coke Bottle 100
Mas não é só nas artes que a garrafa pode ser apreciada. Ela pode ser vista e tocada justamente para sentir a forma. E tentar entender o que a faz tão duradoura em uma época de tantas mudanças. Já pararam para pensar nisso? Nós também. O que ela tem de tão especial que a faz tão famosa? O encaixe na mão? A forma meio arredondada que lembra curvas? Confesso que fico pensando e tentando entender como se dá esse fenômeno. O que a faz ser usada - e muito - até depois de bebido o líquido. Qual o fascínio?   

Ainda não tive a resposta para mim mesma.
Coke Bottle 100
Até lá me permiti sentir as sensações que a exposição permite. Olhar, tocar e....beber! Sim!!!! Há uma degustação na exata temperatura de 3 graus centígrados que é considerada pela empresa a temperatura ideal da bebida. 

Vou confessar para vocês que não costumo beber refrigerantes. Mas aquela sala escura, aquelas garrafas na luz, aquele abridor e o barulho da tampa saindo.... me fizeram voltar à infância.Não resisti.
Coke Bottle 100
Além da oportunidade de ver a exposição, de desenhar a minha arte na garrafa e de me reunir com alguns dos blogueiros do Viva Positivamente, tive a oportunidade de bater um papo com a Adriana Knackfuss, diretora de marketing da marca no Brasil e com Justine Fletcher, curadora da exposição.
Blogueiros Viva Positivamente
Blogueiros do Viva Positivamente
Elenara Leitão  Justine Fletcher
Justine Fletcher e eu
Particularmente fiquei fascinada com o trabalho da Justine. Ela e mais duas pessoas formam uma equipe que coordena a memória da marca. Eles tem um arquivo imenso com produtos, obras de arte, a história da marca e suas embalagens. Uma pessoa de uma enorme simpatia, a Justine nos contou que a exposição procurou reunir obras representativas de todas as décadas e que mostrassem essa trajetória. Para uma apaixonada por história como eu, imaginar esse tipo de trabalho é absolutamente fascinante.

Leiam mais postagens sobre a exposição com outros detalhes 

      Fica a dica então, mas corre que só vai até domingo :


      Exposição 100 anos da Garrafa da Coca-Cola
      Data: 4 a 7 de junho de 2015- São Paulo
      Local: Parque Villa-Lobos – Av. Queiroz Filho, 1.365, Portão 1 (Espaço Portinari)
      Horário: 10h às 18h (sujeito à lotação)
      Entrada Gratuita


      Comentários

      Postagens mais visitadas deste blog

      13 ideias para quem ama gatos

      Há pouco passou uma sexta feira. Era 13. Gosto das sextas feiras. Gosto do 13. Gosto dos gatos. Gosto dos gatos pretos, esses que tanto foram perseguidos como companheiros de bruxas.

      Gatos são da casa -repetem como mantra os que não conhecem os gatos. Os gatos são deles mesmos. E de quem os conquistar. Ou de quem eles resolverem amar. 

      Amor de gato é diferente do amor de cão. E não menos dramático. Gatos não toleram atrasos. Não aceitam menos que a nossa entrega. De preferência sem muito chamego, a não ser na hora que desejam. 

      Gatos são hedonistas por natureza. Existem para viver com languidez e serem acariciados. Mimados. Paparicados. Gatos são aristocratas. Mesmo que revirem latas de lixo. 

      Desconfiem da humildade felina. Ao primeiro toque de boa vida, se tornam preguiçosamente orgulhosos.   
      “Um gato vive um pouco nas poltronas, no cimento ao sol, no telhado sob a lua. Vive também sobre a mesa do escritório, e o salto preciso que ele dá para atingi-la é mais do que impulso para a cultu…

      Ideias simples que ajudam muito

      Muitas vezes a gente fica pensando em soluções mirabolantes para a casa da gente e esquece de ideias simples que ajudam bastante. Reuni algumas delas aqui

      Uma gaveta bem colocada na lavanderia auxilia muito a tarefa de colocar as roupas na máquina.  Procure soluções que forneçam apoio para bacias, para cestos e simplifiquem sua vida nas tarefas de limpeza da casa. Aproveite espaços que ficariam sem uso. Essas práticas gavetas para guardar esponja e sabão são um exemplo.
      Outra ideia de aproveitamento de espaço inútil. A área ao lado e na frente das cubas. Vejam que foi usado material impermeável e assim podem ser guardados os utensílios de lavar louça que são molhados. 
      Usar porta toalhas em portas ajuda na organização.

      Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar. Na hora de cozinhar é preciso achar com praticidade tudo o que se precisa. Uma boa solução é fazer um gavetão para esses utensílios e dispô-los em locais práticos e de fácil acesso.  Pratos podem ser colocados para sec…

      Coifa, exaustor ou depurador? Saiba qual é a melhor opção para a sua cozinha.

      Quem já não passou por isso: Você está cozinhando e quando nota tem fumaça por todo lado, muito calor, além do cheiro da comida se espalhando por outros cômodos da casa. Isso acontece principalmente quando fritamos algum alimento. Para evitar situações como essa, existem depuradores, exaustores e coifas. Mas você sabe o que cada um faz e qual o melhor para o seu tipo de cozinha?

      Confira a diferença entre eles e veja o que melhor se adéqua a sua necessidade:

      CoifaA coifa tem como função sugar o ar, filtrá-lo e expeli-lo para fora da cozinha por meio de tubos de saída que podem ser instalados no teto, em paredes ou em forros. Ela elimina não somente a gordura e outros odores do ambiente, mas também “renova o ar” da sua cozinha.
      Dependendo de onde está localizado o fogão, você pode optar por coifas de parede ou em formato de ilha, que ficam no centro da cozinha. Atualmente, existem coifas para todos os gostos e com designs bem modernos que se adaptam a qualquer tipo de decoração.

      Recomenda-…

      Círculo da Vida - arquitetura viva

      Imagine uma série de construções que sigam o ciclo da natureza de vida, que possam crescer, florescer e fenecer como qualquer organismo vivo. É a ideia por trás da Arquitetura Viva ou botânica construtiva como alguns chamam. Falei sobre este conceito em Arquitetura Orgânica.
      E enquanto pesquisa o site dos arquitetos do Obvious Avoid (falei sobre eles na postagem sobre ensinar crianças a pensar como arquitetos) encontrei essa proposta do Círculo da Vida que eles mesmos descrevem como "uma coleção de construções sustentáveis ​​feitas para celebrar a arte, a natureza e a ciência. "
      Através de um centro de aprendizado a ser feito em uma floresta mexicana, as pessoas poderiam participar e compreender a natureza em todos os seus processos, tanto de vida como de morte. E onde o local não será apresentando como uma proposta fechada, mas como um processo em crescimento natural.
      Os sete passos do ciclo proposto são:
      Encontrar e recolher árvores caídasConfeccionar produtos de madeiraUsar p…