Exposição da arte de um século da garrafa da Coca

Coke Bottle 100
Todos já sabem que eu sou uma apaixonada por design. E um case icônico da área do design de nossa época é a famosa Coke Bottle. Imaginem uma embalagem que pode aparecer em pedaços e ainda assim é reconhecida. Que já esteve nas mãos e bocas das pessoas mais famosas e poderosas deste planeta por todo um século. E de todas as ideologias. E também nas mãos anônimas de todas as faixas etárias e econômicas. Uma embalagem que é tão famosa que já foi retratada das mais diversas formas por artistas de todas as décadas. 

Pois essa garrafa está completando 100 anos. Ela tem uma história fascinante que contei em o centenário de um ícone. E para comemorar esta trajetória foi realizada uma exposição que percorre o mundo com um panorama de como ela foi representada por artistas no decorrer deste período.

Fui convidada para participar da inauguração da exposição em São Paulo. E desde já dou uma dica: ela só ficará aqui no Brasil de 4 a 7/06 no Parque Villa Lobos em São Paulo. Daqui parte para o México. 
Coke Bottle 100
Mas não é só nas artes que a garrafa pode ser apreciada. Ela pode ser vista e tocada justamente para sentir a forma. E tentar entender o que a faz tão duradoura em uma época de tantas mudanças. Já pararam para pensar nisso? Nós também. O que ela tem de tão especial que a faz tão famosa? O encaixe na mão? A forma meio arredondada que lembra curvas? Confesso que fico pensando e tentando entender como se dá esse fenômeno. O que a faz ser usada - e muito - até depois de bebido o líquido. Qual o fascínio?   

Ainda não tive a resposta para mim mesma.
Coke Bottle 100
Até lá me permiti sentir as sensações que a exposição permite. Olhar, tocar e....beber! Sim!!!! Há uma degustação na exata temperatura de 3 graus centígrados que é considerada pela empresa a temperatura ideal da bebida. 

Vou confessar para vocês que não costumo beber refrigerantes. Mas aquela sala escura, aquelas garrafas na luz, aquele abridor e o barulho da tampa saindo.... me fizeram voltar à infância.Não resisti.
Coke Bottle 100
Além da oportunidade de ver a exposição, de desenhar a minha arte na garrafa e de me reunir com alguns dos blogueiros do Viva Positivamente, tive a oportunidade de bater um papo com a Adriana Knackfuss, diretora de marketing da marca no Brasil e com Justine Fletcher, curadora da exposição.
Blogueiros Viva Positivamente
Blogueiros do Viva Positivamente
Elenara Leitão  Justine Fletcher
Justine Fletcher e eu
Particularmente fiquei fascinada com o trabalho da Justine. Ela e mais duas pessoas formam uma equipe que coordena a memória da marca. Eles tem um arquivo imenso com produtos, obras de arte, a história da marca e suas embalagens. Uma pessoa de uma enorme simpatia, a Justine nos contou que a exposição procurou reunir obras representativas de todas as décadas e que mostrassem essa trajetória. Para uma apaixonada por história como eu, imaginar esse tipo de trabalho é absolutamente fascinante.

Leiam mais postagens sobre a exposição com outros detalhes 

      Fica a dica então, mas corre que só vai até domingo :


      Exposição 100 anos da Garrafa da Coca-Cola
      Data: 4 a 7 de junho de 2015- São Paulo
      Local: Parque Villa-Lobos – Av. Queiroz Filho, 1.365, Portão 1 (Espaço Portinari)
      Horário: 10h às 18h (sujeito à lotação)
      Entrada Gratuita


      Comentários

      Postagens mais visitadas deste blog

      10 motivos para NÃO fazer arquitetura

      Ideias de enfeites de Natal em Macramê

      10 ideias de almofadas e afins para gateiros