Pular para o conteúdo principal

Exposição da arte de um século da garrafa da Coca

Coke Bottle 100
Todos já sabem que eu sou uma apaixonada por design. E um case icônico da área do design de nossa época é a famosa Coke Bottle. Imaginem uma embalagem que pode aparecer em pedaços e ainda assim é reconhecida. Que já esteve nas mãos e bocas das pessoas mais famosas e poderosas deste planeta por todo um século. E de todas as ideologias. E também nas mãos anônimas de todas as faixas etárias e econômicas. Uma embalagem que é tão famosa que já foi retratada das mais diversas formas por artistas de todas as décadas. 

Pois essa garrafa está completando 100 anos. Ela tem uma história fascinante que contei em o centenário de um ícone. E para comemorar esta trajetória foi realizada uma exposição que percorre o mundo com um panorama de como ela foi representada por artistas no decorrer deste período.

Fui convidada para participar da inauguração da exposição em São Paulo. E desde já dou uma dica: ela só ficará aqui no Brasil de 4 a 7/06 no Parque Villa Lobos em São Paulo. Daqui parte para o México. 
Coke Bottle 100
Mas não é só nas artes que a garrafa pode ser apreciada. Ela pode ser vista e tocada justamente para sentir a forma. E tentar entender o que a faz tão duradoura em uma época de tantas mudanças. Já pararam para pensar nisso? Nós também. O que ela tem de tão especial que a faz tão famosa? O encaixe na mão? A forma meio arredondada que lembra curvas? Confesso que fico pensando e tentando entender como se dá esse fenômeno. O que a faz ser usada - e muito - até depois de bebido o líquido. Qual o fascínio?   

Ainda não tive a resposta para mim mesma.
Coke Bottle 100
Até lá me permiti sentir as sensações que a exposição permite. Olhar, tocar e....beber! Sim!!!! Há uma degustação na exata temperatura de 3 graus centígrados que é considerada pela empresa a temperatura ideal da bebida. 

Vou confessar para vocês que não costumo beber refrigerantes. Mas aquela sala escura, aquelas garrafas na luz, aquele abridor e o barulho da tampa saindo.... me fizeram voltar à infância.Não resisti.
Coke Bottle 100
Além da oportunidade de ver a exposição, de desenhar a minha arte na garrafa e de me reunir com alguns dos blogueiros do Viva Positivamente, tive a oportunidade de bater um papo com a Adriana Knackfuss, diretora de marketing da marca no Brasil e com Justine Fletcher, curadora da exposição.
Blogueiros Viva Positivamente
Blogueiros do Viva Positivamente
Elenara Leitão  Justine Fletcher
Justine Fletcher e eu
Particularmente fiquei fascinada com o trabalho da Justine. Ela e mais duas pessoas formam uma equipe que coordena a memória da marca. Eles tem um arquivo imenso com produtos, obras de arte, a história da marca e suas embalagens. Uma pessoa de uma enorme simpatia, a Justine nos contou que a exposição procurou reunir obras representativas de todas as décadas e que mostrassem essa trajetória. Para uma apaixonada por história como eu, imaginar esse tipo de trabalho é absolutamente fascinante.

Leiam mais postagens sobre a exposição com outros detalhes 

      Fica a dica então, mas corre que só vai até domingo :


      Exposição 100 anos da Garrafa da Coca-Cola
      Data: 4 a 7 de junho de 2015- São Paulo
      Local: Parque Villa-Lobos – Av. Queiroz Filho, 1.365, Portão 1 (Espaço Portinari)
      Horário: 10h às 18h (sujeito à lotação)
      Entrada Gratuita


      Comentários

      Postagens mais visitadas deste blog

      Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

      Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

      Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

      Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

      Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

      Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de Foster + Partners foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia.

      Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito.

      Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado. 


      A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convida ao…

      Buhais Geology Park, inspiração em ouriços de 65 milhões de anos

      O Buhais Geology Park é um local de magnífica importância pré-histórica e geológica, localizado nos Emirados Árabes Unidos. Há evidências científicas de que foi um mar cerca de 65 milhões de anos atrás. Para expor as coleções de fósseis marinhos e outros objetos relevantes da eras da Pedra, Bronze e Ferro, o escritório Hopkins Architects projetou cinco interessantes espaços circulares, interconectados e que servem para acomodar não apenas as áreas de exposição, mas também várias instalações para visitantes, entre elas um teatro e um café. 


      Segundo o site dos arquitetos, a inspiração para a forma dos espaços de exposição foram os ouriços fossilizados. Para não causar muitos danos ao meio ambiente, as edificações "foram projetados como estruturas de concreto pré-fabricado e apenas tocam levemente o solo em discos de fundação de concreto armado in-situ."



      As estruturas de concreto são revestidas com painéis de aço coloridos para se adequarem à paisagem. Estes painéis, que dão a ap…

      Wave House, debruçada na encosta como ondas no mar

      Por onde se olha só se vê "cachotinhos" na Arquitetura. Emoldurados com vários materiais, porta gigantesca, uma que outra mudança, mas na forma quase tudo igual. Cansa, né. Talvez por isso esse projeto todo personalizado tenha me chamado a atenção. É único. Não obedece muitas fórmulas, aproveita uma vista maravilhosa no Rio de Janeiro e se debruça sobre o mar como ondas, a sua inspiração. Projeto de Mareines Arquitetura e Patalano Arquitetura

      Um terreno estreito e magnifico, um projeto que aproveita a vista e usa a complexidade da cobertura de vigas curvas de madeira laminada para proteção contra o sol. Pilares de aço galvanizado suportam as vigas. 


      Os espaços internos se estendem por quatro pavimentos, belamente decorados e unidos por escadas e elevador, quase todos privilegiando a vista sobre o mar e garantindo a privacidade dos moradores.


      Gosto das soluções arquitetônicas que realmente se debruçam sobre o programa, sobre o terrenos e os condicionantes e vai além da receita d…