Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

De banheiro público abandonado em habitação moderna - antes e depois

Ter olhos de garimpo é imprescindível para arquitetos. Ter a capacidade de ver que embaixo da lama, pode se esconder ouro. Mas e se essa garimpagem for literal? Se o desafio for transformar um banheiro público abandonado em uma residência? Uma provocação e tanto!

Pois foi o que encarou a arquiteta Laura Clark ao adquirir e transformar os antigos lavatórios subterrâneos do Crystal Palace Parade em uma habitação aprazível. Quem já entrou em um lavatório público precário sabe o quanto são desafiantes. Transformar o lixo em luxo, literalmente.


Primeiramente um resgate histórico. Os banheiros são do final de década de 20, no século passado. Foram usados em sua finalidade inicial até os anos 80. Segundo, um desafio econômico já que o orçamento para a reforma não era alto, pelo menos para os padrões londrinos. Terceiro, fazer com que a obra acontecesse já que, entre o planejamento e realidade, existem algumas diferenças que exigem muita cooperação da mão de obra.


Vejam abaixo as transformações. Vejam mais fotos da transformação no blog da arquiteta.  








Fonte: inhabitat.com

Dica da Sam Shiraishi 

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Curta no Facebook  Assine no Flipboard

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros