Renomear a arquitetura: quando a teoria precisa olhar para a vida

Imagem
Há livros de arquitetura que nos ajudam a entender melhor projetos e/ou a trajetória de um profissioal. Há outros que ajudam a entender melhor a própria arquitetura.  Renomear a arquitetura em sua evolução técnica, formal e ética (Editora Olhares) , do  renomado arquiteto catalão Josep Maria Montaner, pertence à segunda categoria. Fazia um tempo que um livro de teoria não me pegava tanto para a leitura e reflexão. Um dos motivos é que, depois de tantos anos trabalhando com arquitetura, uma questão continua me acompanhando desde sempre: para quem estamos projetando? A pergunta parece simples. Talvez até óbvia. Mas basta lançar um olhar mais crítico para nossas cidades, nossas casas e nossos edifícios para perceber que esta pergunta ainda está longe de ser respondida de maneira satisfatória. Quem circula por esses espaços? Quem consegue permanecer neles? Quem é considerado quando uma calçada é desenhada, quando uma moradia é planejada, quando se define a altura de uma banca...

Micro home - liberdade, sustentabilidade e mobilidade

O sonho de muita gente é colocar a casa nas costas e correr o mundo. Que tal fazer isso de maneira sustentável e com um "micro-home"?

Micro home - ecocapsule
 
Pois os seus sonhos talvez se tornem realidade, se depender do projeto de uma jovem equipe de arquitetos eslovenos, a Nice Architects. 
Eles bolaram um ovoide super bacana, super fácil de transportar (cabe em um contêiner) e que, segundo eles, não vai ser caro. Por enquanto é um protótipo, mas vai ser lançado ainda em 2015.
Micro home - ecocapsule
 Micro home - ecocapsule

O nome é Ecocapsule. É alimentado por energia eólica ( turbina de vento 750W) e por um conjunto de células solares de alta eficiência. Mas não se preocupe se faltar sol ou vento porque o micro-home conta com um sistema de bateria de alta capacidade para garantir a energia nesses momentos. 
Micro home - ecocapsule
A sua forma arredondada permite que se recolha a água da chuva e orvalho, armazenando-a em um tanque sob o piso. E é munido de filtros para que essa água possa ser utilizada. 
Micro home - ecocapsule

Apesar de pequeno, acolhe duas pessoas com conforto para as atividades básicas.  
Micro home - ecocapsule


Não dá vontade de sair por aí, conhecendo o mundo com ele? Ou até usar como uma habitação temporária nos quintais e coberturas????



Curta no Facebook  Assine no Flipboard

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cortina verde na fachada

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

DIREITO À PAISAGEM

Renomear a arquitetura: quando a teoria precisa olhar para a vida