Casas em outdoors - um alternativa para desabrigados

Casas em outdoor -abrigos para sem tetos
 O número de pessoas desabrigadas, os chamados sem teto, forçados a sair de suas casas por inúmeros motivos, tem aumentado muito. Urge soluções. Estruturais sem dúvida que diminua o número de pessoas em tal estado. Mas até lá, urge mais ainda encontrar soluções para hoje. Para ontem.

Uma dessas soluções vem na ideia de um projeto "Open Source" ou de código aberto. O projeto Gregory parte da ideia de que as propagandas em ruas, os chamados outdoors poderiam ser aproveitados para servirem de abrigos para essas pessoas. Os gastos em eletricidade já presentes para iluminação das propagandas seriam suficientes para os gastos internos. 

Sim, a ideia pode parecer utópica em um primeiro momento. E imaginando os nossos sem tetos, já imagino que fariam negócios ao redor do abrigo, com recolhimento de lixo. Enfim, nossa realidade social ainda é diferente da europeia. Mas não invalida a ideia que pode ser adaptada aqui. Já imaginei que podiam contar com telhados verdes e alguma forma de captação solar via placas fotovoltaicas que pudesse ser doadas.    
Casas em outdoor -abrigos para sem tetos
 
 Casas em outdoor -abrigos para sem tetos
O projeto prevê espaços enxutos, mas bem pensados. A estrutura foi planejada em madeira, com fechamento em OSB e escada em madeira ou aço.

Estrutura de madeira para abrigo em outdoor

A ideia dos autores é que os abrigos possam ser mantidos com o aluguel dos anúncios e com a participação de investidores interessados em participar de uma solução social.

Se pensarmos nos anúncios em comunidades carentes e as vezes em meio ao lixo, não seria nada utópico pensar em empresas investindo nessa ideia.
Casas em outdoor -abrigos para sem tetos
A proposta arquitetônica mais completa pode ser vista AQUI
Fonte da proposta AQUI

Mais projetos OPEN SOURCE no blog

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros