Arquitetura do Futuro - Pedro Gadanho

Pedro Gadanho nos fala sobre a Arquitetura do Futuro e como ela tem sido vista nas obras de arte e cinema. E como os cenários e especulações sobre o amanhã podem contribuir para a Arquitetura.
 Como uma fã de ficção científica adorei o video abaixo. Muitas das imagens que marcaram minhas leituras e visões de filmes e séries aguçaram a minha curiosidade e criatividade. Esse exercício saudável e instigante de prever o cenário do amanhã é uma atividade muito interessante e uma importante reflexão crítica sobre o presente.
"No entanto, sou daqueles que acham que as crises são proveitosas porque conduzem à reflexão e, in extremis, aos momentos de mudança de paradigma. Para mim a sugestão da crise dos últimos anos - crise social e econômica e só depois de expressão e de expressões culturais - é que, perante a escassez de recursos, teremos que nos voltar para outras formas de pensar e de solucionar os problemas e os desequilíbrios do quotidiano. Nesse sentido talvez se tenha que deslocar a tônica da “resolução dos problemas” de um passado recente claramente ocidental - baseado na ideia de progresso e de prosperidade da sociedade afluente - para as lógicas de actuação, as formas de criatividade emergentes, se assim se quiser, de sociedades que, no passado recente e no presente, enfrentaram e enfrentam muito maiores dificuldades e desequilíbrios do que as sociedades ocidentais avançadas."

Entrevista com o arquiteto AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros