Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

Ant House - inspiração na casa das formigas

Não sei se vocês já se interessaram por ver como as formigas constroem os seus ninhos, mas é um processo bem interessante e o conceito delas foi ponto de inspiração para a Ant House - uma casa japonesa que vai se revelando por encaminhamentos e espaços como se fosse um imenso formigueiro.


A começar pelo volume externo. Como já salientei em outros projetos que apresentei aqui, a forma externa esconde um interior completamente diferente. O cubo monolítico, praticamente sem aberturas dá lugar à ambientes mais quentes e iluminados. A madeira compensada usada no interior contribui para essa sensação de vida interna.



O ponto central é a sala, posicionada no meio do espaço. Dela partem escadas e aberturas que levam aos outros espaços. Estratégicas aberturas e claraboias enchem o local de luz, característica que admiro nas construções japonesas que trago aqui para o blog.



Este é um projeto de 2012 do escritório mA-Style Architects e as fotos apresentadas são de Kai Nakamura
Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros