Morar em 8 m2? Com relativo conforto? Veja como

Dá para imaginar um "apertamento" de 8 m2, praticamente um corredor, com as comodidades de um apartamento quase normal? Foi o desafio do Kitoko Studio nessa reforma em Paris.
Obviamente estamos falando de uma área muito pequena para quem pode pagar por um bom projeto e uma boa marcenaria. Obviamente sabemos que existem pessoas que vivem em espaços menores e bem piores por absoluta falta de condições financeiras de ter algo maior ou melhor.
Dadas as explicações vamos analisar o projeto. Claustrofobias a parte, imagino que o metro quadrado em Paris seja bastante caro e que compense o gasto com tudo isso. Ficou super pratico. O morador pelo se percebe deve ser uma pessoa jovem e/ou com uma boa mobilidade porque a escada (bem bolada no armário) não é acessível. E eu confesso que não gostaria de fechar a porta do armário para dormir, mas é gosto pessoal (me preocupou também a falta de ventilação, mas deve ter um sistema que me escapou).

A mesa encaixada e com os bancos abaixo, achei genial! E vejam que ela pode ser deslocada. Super prática para as cozinhas de hoje em dia. 
Gostei demais da tampa que esconde a pia e, pelo que li, tem um cooktop escondido ao lado, sob a bancada da cozinha.

O banheiro é bem razoável, apenas fiquei com receio de bater a cabeça ao levantar do vaso, mas deve ser algo que a gente acostuma com o tempo. Fiquei um pouco preocupada com o escoamento da água do chuveiro também, o ralo deve ser super eficiente. Ou, como na França, não se costumava tomar banho todo dia, isso não seja um problema relevante. Enfim, costumes de cada local também condicionam os detalhes de projeto.

No geral achei as soluções de projeto muito interessantes, tanto que as compartilhei aqui. Sabem que sou especialmente fascinada por espaços pequenos, já falei deles AQUI. 

Bem como diz a Dona Helena, minha mãe, "vocês arquitetos, adoram desafios de espaços mínimos. Aí sim criam maravilhas!". Sábia ela. Como toda mãe. 

Tiny apartment in Paris (8sqm only) from Kitoko Studio on Vimeo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros