Pular para o conteúdo principal

Lista dos Dez livros que me marcaram - e mais espaços para leitura

Está rolando uma brincadeira no Facebook que eu acho bem interessante. Somos desafiados a colocar nossos dez livros mais impactantes, sem pensar muito. Pois a amiga Rosane Trindade me desafiou e eu escolhi alguns por relevância em algum momento de minha vida. Os livros sempre tiveram um papel fundamental em minha vida, falei sobre isso quando descrevi o seu local em minha casa
 
Os espaços para a leitura sempre foram fundamentais em minha vida e em cada época de minha vida lembro de livros que foram marcantes. Vou falar sobre eles então, sem respeitar muito a ordem de tempo nem a importância em minha vida. 

Lista


1- Uma aprendizagem ou O livro dos Prazeres - de Clarice Lispector Tudo, a linguagem, a história, o final tinham a ver a Elenara dos anos 80.Foi minha época de Clarice, minha época de descobertas, minha época das questões que se abriam e não necessitavam de respostas.


2-A Trilogia Um Castelo no Pampa de Luiz Antonio de Assis Brasil - várias vezes relido. Devo ter lido todos os livros do Luiz Antonio. Gosto da linguagem dele, gosto como se expressa e particularmente gosto como a narrativa perpassa épocas e personagens.


3- Mulheres que correm com os lobos - de Clarissa Pinkola Estés - livro de cabeceira sempre. 


4- Não apresse o rio, ele corre sozinho de Barry Stevens (sim, a Gestalt fez parte de meu crescimento)


5-Mutações de Liv Ullmann - 


6- As crônicas marcianas- Ray Bradbury (também lido e relido e sempre apreciado)


7-E a Biblia tinha razão de Werner Keller,que mostrava evidências históricas das passagens da Bíblia. Me fez ler as escrituras bem nova e acirrou meu gosto por história.

8-História da Civilização - obra de fôlego do casal Durant. Esse por si só já vale por uma dezena porque são realmente vários livros! Mas foram dos mais importantes meios de aprendizagem histórica. Eu sempre gostei de ver filmes e depois checar se era verdade ou não. "A História da Civilização pretende ser uma biografia detalhada da civilização (ocidental), sem perder o bom senso, incluindo não apenas as guerras, movimentos políticos e grandes biografias, mas também os elementos culturais, elementos e movimentos artísticos, filosóficos e religiosos, bem como a ascensão e impacto dos meios comunicação de massa. Seu objetivo é ampliar o entendimento da existência humana, tanto do ponto de vista de suas fraquezas, como de sua perversidade." Fonte  

9-Os livros de Monteiro Lobato - Difícil dizer qual o mais importante. Ganhava um por Feira do Livro quando era pequena e os devorava. E relia. Aliás uma das características de livros marcantes eram as releituras. Até hoje. Um dos que mais me marcou foi o Minotauro que assinalou minha ligação com a Grécia.

10-A noite dos tempos de René Barjavel. Romance que li nos meus 15 anos, povoou meus sonhos de adolescência e se perdeu em um empréstimo. Só fui conseguir relê-lo em meios digitais.  

Obvio que tem muitos mais, mas esses me representam sem dúvida. Se alguém quiser compartilhar os seus, vou adorar saber

Entre as armadilhas do bem que fomentam o gosto pela leitura encontramos espaços propícios à leitura e mesmo acessórios como roupas de cama que remetem às páginas de um imenso livro.
E como agora a onda é shelfie, ou sejam, as fotos de prateleiras de livros, nada como mostrar algumas aqui. Ou mesmo equipamentos urbanos como esse imenso livro para sentar e refletir sobre a vida.
Maneiras de guardar livros de papel existem várias. Espaços digitais para leituras também. Não importam as ferramentas, mas o hábito.
Guardando livros e coleções seja em casa, seja nas ruas, é importante manter presente que a literatura nos salva da morte em vida, nos faz sonhar, nos marca com suas letras e significados. E nos transforma em seres diferentes e mais completos.  
 Fontes das fotos - Pinterest livros e Pinterest estantes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de Foster + Partners foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia.

Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito.

Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado. 


A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convida ao…

Wave House, debruçada na encosta como ondas no mar

Por onde se olha só se vê "cachotinhos" na Arquitetura. Emoldurados com vários materiais, porta gigantesca, uma que outra mudança, mas na forma quase tudo igual. Cansa, né. Talvez por isso esse projeto todo personalizado tenha me chamado a atenção. É único. Não obedece muitas fórmulas, aproveita uma vista maravilhosa no Rio de Janeiro e se debruça sobre o mar como ondas, a sua inspiração. Projeto de Mareines Arquitetura e Patalano Arquitetura

Um terreno estreito e magnifico, um projeto que aproveita a vista e usa a complexidade da cobertura de vigas curvas de madeira laminada para proteção contra o sol. Pilares de aço galvanizado suportam as vigas. 


Os espaços internos se estendem por quatro pavimentos, belamente decorados e unidos por escadas e elevador, quase todos privilegiando a vista sobre o mar e garantindo a privacidade dos moradores.


Gosto das soluções arquitetônicas que realmente se debruçam sobre o programa, sobre o terrenos e os condicionantes e vai além da receita d…

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…