MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Corredor longo - como tratar

Uma das lições básicas de uma boa solução arquitetônica passa por resolver sem usar áreas desnecessárias. Um exemplo de área inútil são os corredores...Quantas vezes vemos apartamentos e casas com imensos caminhos que acrescentam muita metragem quadrada sem uma utilidade compatível. Mas se eles existirem, como tratá-los?
Fonte
Se você não pode lutar contra o inimigo, una-se a ele! Isso mesmo, tire partido do longo caminho e use e abuse das textures e cores diferentes. Pensando bem, não abuse, apenas use.
Fonte
Se você for sortudo e o corredor for mais largo, aproveite como um armário. Se tiver em torno de 1,40, 1,30 de largura já dá para pensar em um armário com portas de correr. Mesmo estreitos já quebram um belo galho na organização da casa.
Fonte
Tijolos aparentes ou mesmo papel de parede imitando tijolos, com um rodapé alto e muita luz de efeito valorizam qualquer corredor. Principalmente os que tiverem luz natural para contrabalançar o efeito mais bruto da parede.  
Fonte
Usar como galerias de arte ou para colocar as fotos da família sempre funciona. Podem estar em uma moldura única como essa de madeira acima ou sobre uma prateleira bem estreita, em forma de L. Com a vantagem de que se pode trocar os quadros com frequência sem ficar furando paredes. 
Fonte
Usar cores diferentes na parede de fundo cria um efeito de perspectiva bem legal e fica super bem em locais mais descolados. Pintar as vigas com a mesma cor das paredes ajuda a disfarçá-la sem precisar rebaixar o forro. Uma boa solução em apartamentos alugados.
Fonte
Um bela solução em casas. Iluminar uma longa circulação com uma luz e jardim em uma linha horizontal perto do chão. Um efeito incrível!
Fonte
Na Arquitetura assim como na vida, todo limão pode virar uma bela limonada!

Veja AQUI e AQUI mais dicas de como tratar corredores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros