O espaço do sagrado - capelas



Espaços do sagrado. Desde o início da história da arquitetura vemos os espaços de templos, de contemplação, de encontro com o divino que em nós habita, se salientarem em maior ou menor grau de luxo e/ou complexidade.


Mesmo para os que não acreditam em um (ou mais) deus(es), ainda assim o espaço do sagrado existe. Entendamos sagrado como a transcendência, como a chama da criação. E nesse sentido até mesmo um belo teatro é um espaço sagrado. Um museu, um centro de artes, um belo parque...


Penso, portanto, que os sábios antigos, que buscavam garantir a presença de seres divinos pela construção de templos e estátuas, mostraram percepção sobre a natureza do Todo, pois eles perceberam que, embora esta alma esteja em toda parte tratável, a sua presença será melhor assegurada quando um receptáculo apropriado é elaborado, um lugar especialmente capaz de receber uma parte ou fase dele, algo para reproduzi- lo ou representá-lo, e servir como um espelho para capturar sua imagem. (Plotino, livro IV das Enéadas, 3º tratado ("Problemas da alma"), § 11). (fonte)



Mas se for pensar em um templo, de adoração a um Deus, sempre me lembro das capelas. Me parecem que encerram uma singeleza que a grandeza das igrejas e catedrais não conseguem exprimir. É como se o dialogo com o Deus de cada um fosse mais facilitado em um espaço menor, mais íntimo, mais simples. Obvio que é polêmico, é muito particular de cada um. Mas o espaço sacro encerra alguns conceitos.


O principal deles simbólico. É um espaço de elevação. Então a ideia do espaço que te sugere um olhar ao alto é sugestiva. E o encaminhamento através de símbolos como a água também são uma forma simpática de remeter à transcendência.


Separei algumas capelas que achei interessantes. Cada uma expressa uma ideia, mas tem em comum uma concepção limpa e singela.








Comentários

  1. Maravilhoso!
    Obrigada, por compartilhar estas maravilhas!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada a ti, Márcia, por compartilhar tua opinião! É tão importante receber um retorno assim. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros