10 de jun de 2014

Parque subterrâneo com luz solar - Lowline em NYC

Para nós que apenas começamos a investir em transportes subterrâneos é até algo surreal essa proposta de um parque imenso abaixo da terra. Mas em NYC, uma cidade carente de espaços, é até um crime deixar desaproveitada uma área tão grande, mesmo que abaixo do solo. Mas como transformar um antigo e abandonado terminal de bondes em um parque iluminado? Essa é a proposta do projeto Lowline.
 
O grande desafio em aproveitar esse espaço abandonado e transformá-lo em um parque verdejante e cheio de atrativos para os habitantes da cidade era garantir que a luz natural para a vegetação e as pessoas. A solução foi captar a luz solar através de pratos que ficam acima do solo (e que conseguem seguir o percurso do sol durante o ano) e canalizá-la para baixo. Um recurso relativamente conhecido, mas aqui incrementado com sistemas ópticos mais modernos. 

Uma proposta inovadora em conseguir reunir um espaço subterrâneo abandonado e um ambiente iluminado e agradável. Um projeto dessa envergadura precisa de apoio politico e financeiro, mas os ganhos da comunidade serão com certeza expressivos ao ganhar um espaço de lazer imenso em uma megalópolis como NYC.