Alegrando sua casa e vida com verdes e flores

Se tem algo que nunca pode faltar em minhas casas ou locais de trabalho é um pouco de verde. Sejam flores, sejam plantas. Acho que é uma herança de família, minha mãe sempre as teve em casa. Tinha hortas quando morávamos em casa e esse hábito ela aprendeu de sua mãe e seu pai. Ela me conta que quando era pequena, bem pequena mesmo, tinha uma hortinha sua. Ganhava sementes e plantas das irmãs mais velhas e lá aprendia esse amor à terra, seus cuidados, inclusive a fazer enxertos em mudas de árvores! Exemplo é meio de ensino. Talvez um dos mais eficazes. 
Nos meus projetos sempre procuro colocar um toque de verde. Se o cliente gostar, penso até em abusar! E quase nunca penso em algo artificial. Não que descarte o recurso, tem plantas artificiais bem bonitas e que parecem de verdade. E tem pessoas e locais em que os cuidados não podem ser feitos.... mas se há vontade e condições, obviamente opto pelas de verdade! 
Me fascina o crescimento. Me fascina a vida. Me fascina os cuidados que as plantas exigem e como elas retribuem com flores e exuberância. São como um pulmão verde nos mostrando que a natureza pode estar perto de nós, mesmo que moremos nas alturas. Natureza de terra. Sinto falta de sentir a mão suja da terra, de pisar na grama, de sentir o cheiro da terra molhada depois de uma chuva.
Então, pense a respeito. Mesmo que seja em um detalhe delicado, como uma rosa num vaso simples. Ou algo mais possante, como um arbusto em um vaso. E sim, pode ser colocado sobre móveis, desde que haja espaço no ambiente.
Jardins de inverno também me fascinam. A abertura da casa para o céu, para o ar. Sentar e ver uma árvore no meio da sala. Sonho muitas vezes impossível, ainda mais em nossos tempos de insegurança. Mas sempre há um jeitinho de se conseguir o efeito....
Para os mais amigos do verde, pode-se pensar em uma quase floresta caseira! Embora eu não goste muito de colocar plantas no quarto de dormir. Sempre me lembro das lições de escola de fotossíntese e de como a noite as plantas captam oxigênio como nós, para de dia captarem o CO2 e transformá-lo em algo respirável. Isso mesmo? Nem tanto, o CO2 que as plantas liberam a noite é a mesma quantidade de pessoas...logo- Liberado para quartos também. Desde que não causem alergias.
Então as flores e as plantas podem sim fazer parte de sua vida, e alegrar seu dia e sua casa. Sempre! 

Imagens : Pinterest e Google

Autor : Elenara Leitão 

Comentários

  1. Sempre gostei de plantas das mais variadas espécies. Decorações como estas me fascinam. Adorei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros