Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

Casa para as árvores - resgate das florestas tropicais

Adorei a proposta desse projeto que é a de resgatar as florestas para dentro da cidade que se tornou altamente densificada e perdeu as suas conexões com a natureza. A chamada house for trees (Casa para as árvores) projeto do escritório Vo Trong Nghia architects é uma casa protótipo, ou seja uma semente para tentar sensibilizar uma Ho Chi Minh City que tem hoje apenas 0,25% de sua área coberta por vegetação.
A ideia é linda. São caixas de concreto que no topo tem espaço para que cresçam grandes árvores tropicais. E também tem o objetivo de que funcionem como retenção de águas da chuva, contribuindo para diminuir as inundações na cidade. Isso se vierem a ser construídas em grande número.

 Uma linda ideia que espero, vingue como prática. A cidade sem dúvida ganharia em qualidade de vida.

Outros projetos do arquiteto aqui no blog Café sustentável em bambu e Cortina verde na fachada

 Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros