MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Uma casa sem limites: loft adaptado para cadeirante

Uma casa sem limites é tudo o que uma pessoa necessita. Esta reforma transformou um espaço que era usado para armazenamento em um charmoso apartamento térreo, com uma rampa de acesso para a rua, para uma pessoa que, vitimada por acidente, precisa se locomover com uma cadeira de rodas. 

Os espaços não tem barreiras como degraus e os espaços são fluídos e claros. Projeto de C.T. Arquitetos.

Os arquitetos usaram portas deslizantes, unidade de revestimentos piso/parede e branco para criar esse clima de harmonia. Os móveis são acessíveis e usam de balanços para que a cadeira possa se encaixar e promover comodidade ao usuário. No quarto a cama forma um escritório com uma mesa. As luminárias auxiliam na praticidade e usabilidade do espaço.


 
 



 
 
 

Comentários

  1. Ideias práticas para economizar espaço e garantir mobilidade. Parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, Kauboc.

    O projeto é realmente muito interessante e foi por isso que o selecionei para mostrar aqui no ARQUITETANDO IDEIAS. Não fui eu quem fez, é de autoria do C.I Arquitetos.

    Abraços e volte sempre

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 motivos para NÃO fazer arquitetura