Oito espaços onde se abrir para o Divino - meditação

Fonte

Nesses nossos dias frenéticos a prática de estar consigo e conseguir criar é cada dia mais necessária. E difícil. Uma das maneiras de se limpar a mente é através da prática da meditação.  

Fonte
 A palavra meditação vem do latim meditare, que significa "voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior" e "voltar a atenção para dentro de si". Em sânscrito, é chamada dhyana e é obtida pelas técnicas de dharana (concentração). Na língua chinesa, dhyana tornou-se Ch'anna, termo que sofreu uma contração e tornou-se Ch'an (Zen, em japonês). Em páli, é jhana. Significa "concentrar intensamente o espírito em algo". Fonte

Fonte
Meditar está em geral associado à práticas orientais e à rituais. Mas nem sempre é preciso tanto aparato. Mas se pudermos ter locais especiais onde estar consigo mesmo seja facilitado, o ato da meditação pode adquirir um caráter bem mais prazeroso. Já escrevi sobre isso em Momento Zen e Recanto Zen.   

Fonte
Separei alguns exemplos de construções e espaços internos e externos feitos exatamente para essa prática. Eles primam pela simplicidade, o contato com a natureza e a oferta da possibilidade de estar em contato com o nosso interior, e consequentemente abrir essa porta ao Divino que nos habita. E quem não for religioso e não gostar de usar a palavra divino, use energia interna que se conecta com a energia externa e cósmica. É física. 

Fonte
Esse espaço não precisa ser luxuoso. Muitas vezes bastam toras de madeira que delimitam o espaço. Ou aproveitar um canto no jardim para que esse local não seja permeável à presenças e barulhos que não os da natureza.



Fonte
Local para sentar com algum conforto. Podem ser usadas almofadas ou mesmo futton. Ou ainda cadeira ou sofá confortável. Boa iluminação, de preferência natural. Cores claras também ajudam, mas não são indispensáveis.
Procure usar materiais que transmitam conforto, um bom tapete para que se possa praticar sentado no chão. Um barulho de água corrente também ajuda bastante. Pode usar fontes, se não houver uma corrente natural por perto.

Música ajuda bastante. Em locais mais distantes, pode-se usar o barulho da natureza. Em locais mais urbanos pode-se usar aparelhos que toquem sons propícios. 
Fonte
Em suma, não importa o tamanho do local, importa que ele transmita paz e que possa servir ao seu coração. Crie um local sagrado em sua casa para que sua vida tenha um recanto para se recompor.  


Gostou? Conta para a gente a sua opinião.  

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros