MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Vai ter Copa?

Copa? Vai ter sim. E com o maior bom gosto. É bom ter um lugar gostoso e bonito onde fazer uma boa refeição. E não precisa ser um ambiente muito formal. Até melhor que nem seja. Pode ter cor. Pode ter cadeira diferente, cada uma de um jeito. 
 
"Em uma casa, uma copa é um lugar onde se fazem as refeições (Pode-se chamar de cozinha também). O que geralmente a difere de uma sala de jantar é o fato de que na copa é anexada por uma porta, ou de outras maneiras de cozinha. Ou pode a fazer de biblioteca, ou cantinho de descanso." (Wikipédia)

Uma mesa que caiba gente bacana, luminárias para aconchegar. Um lugar para viver. Copa tem essa conotação de lugar de conviver. Não é uma sala de jantar pomposa. É canto de fazer, de receber, de estar com.
Pode ter canto alemão, pode ser na cozinha, pode ser em espaço próprio. Copa define descontração. 

Hoje os modernos apartamentos não tem muito espaço para uma copa gostosa. Ou chamam de nomes pomposos quando as tem. Chamamos de cozinhas americanas aqueles espaços de comer que mostram a cozinha. Temos muitas vezes locais para comer nas cozinhas, alguns com cara de copa.

Pois para mim copa faz falta sim e dependendo de minha pessoa, tem que ter copa sim. E muita união em torno da mesa, com direito a comida e risada gostosa. 



Fonte das fotos: Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros