Garimpando blogs - Bioconstrução

Um exemplo de construção natural nos dá o João de Barro. É muito comum encontrar por aqui várias casas feitas por esse laborioso pássaro e é lindo acompanhar o processo de construção de um ninho. Dizem que ele sabe achar a melhor orientação para os ventos. Há uma lenda de que ele fecha a porta e deixa a Joana de Barro presa lá dentro quando ela o traí...Coisa mais machista, nem sei a origem disso. Prefiro me deter no lado arquiteto da ave.
Foto Elenara Stein Leitão
Esses dias achei esse belo video sobre BioConstrução no blog Docverdade . Já tinha falado sobre a construção de barro AQUI. Particularmente acho complicado que essa técnica se torne de uso mais constante e não apenas em construções pontuais em nossa cultura, mas existem exemplos de seu uso em outros locais do mundo, construindo edifícios e cidades.


Fonte
Muitas vezes nos perguntamos porque técnicas ou hábitos mais interessantes não são mais usados em nosso meio. Isso tem muito a ver com a cultura. E com a economia. Uma sociedade começa a construir com tijolos (de barro) e toda uma complexa rede se forma fornecendo tijolos, argamassas, revestimentos, etc, etc. Romper com essa teia não é tarefa fácil porque, a medida que as sociedades se tornam mais complexas, essas teias geram empregos, geram expertises, geram interesses vários.   
Fonte
Mas existem comunidades usando outras alternativas. Vale a pena conhece-las, até porque fazem parte de nossa história.
Fonte
 Então para quem quiser conhecer mais como se constrói uma casa com as próprias mãos - e pés - eis o vídeo abaixo. Bom proveito!

Fonte: 

Comentários

  1. http://www.usp.br/fau/cursos/graduacao/arq_urbanismo/disciplinas/aut0221/Trabalhos_Finais_2011/Construcao_em_Tijolo_de_Adobe.pdf

    Bjks
    Noeli

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros