MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Fotografia autoral - como usar nos espaços

FONTE
Já estamos acostumados a ver painéis fotográficos como suporte de paredes, existem vários sites especializados em vender imagens sobre os mais variados temas. Usar fotos na decoração é sempre um recurso bem interessante, falei sobre isso AQUI.

Fonte
Mas existe uma baita diferença entre usar fotos e usar FOTOGRAFIA. Pois é, o uso das letras maiúsculas não é debalde. Muitas vezes é interessante investir em fotos com conteúdo artístico e fazer seu espaço realmente personalizado.  

Fonte
Há várias maneiras de compor fotos autorais e bons fotógrafos que as oferecem. Elas podem compor painéis em paredes ou formar uma história com uma reunião de vários formatos e tamanhos. 
Fonte
Compor uma parede com várias fotos pode remeter à uma galeria de arte particular. Além de lindo, confere um ar contemporâneo à sua casa ou escritório. Sim, ambientes corporativos ficam muito elegantes com boas fotos. Seus clientes sentirão sua preocupação com o bom gosto e qualidade.

Fonte
Abaixo outro formato de composição de fotos. No caso são fotos pessoais, mas mostram como se pode fazer belas paredes com várias fotos que se unem e contam histórias. Esse formato também se presta para fragmentar uma foto panorâmica e dar um ar mais dramático à cena. Mas não deixe de combinar com o autor da foto para ver se ele concorda. Fotografia autoral é obra de arte, não é mero enfeite.  
Fonte
Acervo Paulo Pêpe
Quer ver exemplos práticos? Se está no litoral gaúcho nessa época é fácil, na mostra Casa&Cia existem vários exemplos de ambientes com o uso de fotos autorais. Em um deles o do meu amigo Paulo Pêpe. As duas fotos acima estão na mostra e mostram pedaços de Porto Alegre. 

Veja mais em Usando fotos na Decoração, Dicas como fotografar bem interiores  e usando e abusando de fotos na decoração

Acervo Paulo Pêpe
PS: Esse não é um publieditorial. Gosto do trabalho do Paulo Pêpe e tenho o maior prazer em divulgar o que ele faz. Além de batalhador e talentoso, é uma simpatia de pessoa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros