O Teatro São Pedro e suas mulheres maravilhosas

Porto Alegre costuma se orgulhar de sua cultura. Possuímos uma orquestra sinfônica, a OSPA. A maior feira de livros ao ar livre. Uma atuante Casa de Cinema. E o fantástico Teatro São Pedro, uma das joias de nossa cidade.

Inaugurado em 1858, esse prédio em estilo neoclássico tinha um "gêmeo" ao seu lado, que sofreu um incêndio e foi substituído por uma prédio em estilo contemporâneo  e hoje abriga o Palácio da Justiça

O prédio do Teatro São Pedro, apesar de sua importância na história cultural da cidade, foi interditado na década de 70 pelas péssimas condições.

A restauração do teatro e a sua atual conformação está ligada a um nome:  Eva Sopher. Uma mulher admirável, uma mulher plena, como ela mesma se define. 


Hoje o Teatro está renovado, foi refeito, e está sendo ampliado no projeto Multipalco. Veja mais detalhes do projeto AQUI
 
Foi nesse cenário que comemoramos o aniversário da Dóris, uma amiga virtual que tive o prazer de conhecer ao vivo nessa semana. Há um tempo atrás eu fui convidada para um grupo no Facebook. Um grupo de mulheres maduras maravilhosas (M.M.M). Na verdade eu não conhecia ninguém pessoalmente, mas como minha proposta desse ano inclui "desvirtualizar" minhas amizades, joguei minha timidez para o lado (sim, eu sou tímida, era fóbica social quando pequena, embora naquela época se chamasse isso de "xucrice"), arrumei um tempo e fui. E foi absolutamente maravilhoso. Histórias tocantes, gente de alto astral, gente que se gosta, organização de primeira, local maravilhoso. Uma tarde perfeita.    

Nas mesas ao lado, duas gratas alegrias: uma grande amiga de colégio. E só fomos saber que estávamos no mesmo ambiente mais tarde. Pelo Facebook.  E ela. D. Eva. (fiquei louca para me apresentar e pedir para tirar uma foto com ela, mas morri de vergonha. Fazer o quê? Xucrice de infância é difícil de superar...)  
As vezes a gente trabalha tanto, que acaba não se dando tempo para viver. E momentos assim de encontro são dádivas que não devem ser perdidas nunca.

Vejam aqui mais imagens sobre o Acervo Digital do Teatro São Pedro
Foto Elenara Stein Leitão
Eu tenho um particular carinho pelo entorno do Teatro São Pedro. Morei muitos anos no edifício ao lado da Catedral Metropolitana. Na foto acima podem ver duas imagens da praça, uma de 1913 e outra que tirei da sacada do Foyer do teatro nessa semana. A Catedral foi construída, as árvores cresceram, edifícios altos tomam o lugar dos casarões de antigamente. À direita da foto, ao lado da catedral, fica localizado o Palácio Piratini, que abriga o governo gaúcho.


Fontes das fotos Pinterest Wikipédia Ronaldo Fotografia Almanaque gaúcho Porto Alegre Atualizada

Comentários

  1. Lindo, lindo apanhado de idéias e fotos! além de arquiteta, uma excelente escritora. Bj

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Dione! Foi ótimo compartilhar esses momentos contigo e com tantas outras mulheres maravilhosas! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Elenara, fiquei emocionada e feliz,muito feliz em ver sua homenagem a nós M.M.M. Obrigada pelo carinho e por suas lindas palavras. O São Pedro sempre foi um lugar mágico e agora é tbm um lugar de preciosas lembranças. Adorei te conhecer pessoalmente!! Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros