MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Porto Alegre em obras

Quem anda pelas ruas de Porto Alegre tem a sensação de que estamos em um canteiro de obras. Algumas são benéficas para a cidade, como as obras viárias para a Copa de 2014 que trarão ganhos para a população. Outras são buracos e uma certa necessidade das administrações cuidarem sempre das calçadas, dos buracos das ruas, das podas e equipamentos urbanos de todo dia, não apenas daqueles que farão parte das vistas pelos turistas de 2014.

Um passeio domingueiro dá para acompanhar o nascimento do novo Beira Rio que será com certeza um estádio muito bonito. E mais interessante ainda porque o projeto foi feito por jovens arquitetos gaúchos do Hype Stúdio que aproveitaram alguma coisa do que já existia, e com o revestimento com uma estrutura metálica, vão modernizar e embelezar o estádio que será sede de jogos da Copa. Ainda atrasado pelos cronogramas oficiais, em função de questões extra campo, deve fazer história no ano que vem.
Próximo ao Beira Rio está sendo construído um viaduto estaiado que deve amenizar os constantes engarrafamentos da região. Para quem não conhece Porto Alegre, essa região é um funil, um dos poucos caminhos para a zona sul da cidade e para o Iberê Camargo que fica localizado muito próximo. Estamos na moda dos estaiados e toda cidade deve ter a sua ponte, viaduto ou passarela. Enfim, vai ficar bonito também. E útil.
 As fotos acima que tirei de carro ainda a pouco, mostram a zona onde está sendo construído o viaduto.
E, como toda cidade fluvial, os porto alegrenses também adoram caminhar na sua orla. E um dos locais mais tradicionais é Ipanema. A nossa Ipanema Gaúcha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros