Porque a luz precisa da escuridão

Plataforma Arq
Brilhante explicação sobre a relação luz/escuridão na Arquitetura, esse vídeo de um TED holandês nos traz o arquiteto de iluminação (ou lighting designer, se preferirem) Rogier van der Heide falando sobre como essa delicada relação luz/escuridão necessita ser compreendida e respeitada para nosso conforto. 

Museu Da Luz - Francisco Nogueira
Através de exemplos de prédios clássicos e modernos, vemos como a natureza nos brinda com esse espetáculo diariamente e como a Arquitetura deve ser pensada de forma a nos brindar com ele.
Arquotidiano
Vivemos tão cercados de luzes artificiais que as vezes perdemos a noção de dia e noite. E com essa perda, vai-se também muito de nosso equilíbrio reagente à natureza. Eu, que costumo dormir com persianas abertas, nunca tenho problemas com mudanças de horário e nunca preciso de despertador. O sol, a claridade me acordam naturalmente. 

Quem nunca sentiu a sensação fantástica de passar por um túnel escuro e entrar em um ambiente de luz? Esse recurso tem sido usado em muitos templos ao longo da história. Então, tirem um tempo e deliciem-se com o vídeo. Vale a pena. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros