MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Porque a luz precisa da escuridão

Plataforma Arq
Brilhante explicação sobre a relação luz/escuridão na Arquitetura, esse vídeo de um TED holandês nos traz o arquiteto de iluminação (ou lighting designer, se preferirem) Rogier van der Heide falando sobre como essa delicada relação luz/escuridão necessita ser compreendida e respeitada para nosso conforto. 

Museu Da Luz - Francisco Nogueira
Através de exemplos de prédios clássicos e modernos, vemos como a natureza nos brinda com esse espetáculo diariamente e como a Arquitetura deve ser pensada de forma a nos brindar com ele.
Arquotidiano
Vivemos tão cercados de luzes artificiais que as vezes perdemos a noção de dia e noite. E com essa perda, vai-se também muito de nosso equilíbrio reagente à natureza. Eu, que costumo dormir com persianas abertas, nunca tenho problemas com mudanças de horário e nunca preciso de despertador. O sol, a claridade me acordam naturalmente. 

Quem nunca sentiu a sensação fantástica de passar por um túnel escuro e entrar em um ambiente de luz? Esse recurso tem sido usado em muitos templos ao longo da história. Então, tirem um tempo e deliciem-se com o vídeo. Vale a pena. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros