MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Parede verde - vantagens do uso

Vendo esse prédio com paredes verdes sobre uma estrutura de metal em Copenhagen, me lembrei das conversas com o colega Oscar Muller que usou algo semelhante em sua casa em São Paulo (e isso já faz bastante tempo!). 

E quais as vantagens do uso de paredes verdes? 


São várias, começando pela sensação super agradável que nos dão. O contato com o verde nos faz mais próximos da natureza, ameniza o solo sem gramas e as construções de nossas modernas cidades.

Mas, além disso, elas ajudam a promover um isolamento térmico nos edificios e com isso uma possível redução nos gastos energéticos. Podem protegar dos ventos e reduzir as temperaturas internas. E ajudam a proteger as fachadas e estruturas dos prédios.    

Como algumas plantas tem a capacidade de captar o CO2 e transforma-lo em oxigênio através da foto-sintese, elas ajudam a filtrar e descontaminar o ar.

Outra grande vantagem, especialmente em grandes cidades, é a redução dos ruídos externos.

Ou seja, além de embelezar, as paredes verdes contribuem e muito para o seu ambiente. 


Existem várias maneiras de faze-las, seja com blocos cerâmicos, em elementos nas fachadas, no próprio concreto em elementos metálicos como no edificio citado lá em cima. 

Um dos gargalos para qualquer verde em casa é sempre a irrigação. 

Para as paredes verdes mais ainda porque elas pressupõem altura e muito mais plantas para molhar. Existem sistemas de irrigação no mercado, mas eu achei um no you tube que me pareceu bem legal por ser um sistema bem caseiro e bem explicativo. Está no vídeo abaixo.  (o vídeo foi retirado do you tube :( ) (atualizado em janeiro de 2016)

Fotos e fontes
 http://www.livingwallart.com
 http://wall-art-france.blogspot.ca
 http://www.greenfortune.com/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros