Tragédias anunciadas

Desde que acordei no domingo acompanhei via redes sociais, rádio e TV, tudo o que acontecia em Santa Maria/RS. Santa Maria é uma cidade adorável, tenho lindas lembranças de lá desde a minha época de estudante. Me lembro de ir para lá de trem (!) e chegar direto para as baladas. Impossível não se comover com tantas mortes que aconteceram na casa noturna. Primeiro e sempre pelas vidas que se foram. E pela dor dos que ficaram. E aí um post que li da Samantha me fez refletir bastante. Leiam AQUI.

Outra pelo lado profissional. E desculpem se também aqui não coloco informações técnicas. Ainda estou impactada por tudo o que houve e não tenho conhecimento das perícias e das reais condições de tudo o que aconteceu. Mas algumas coisas são basicas e não acontecem apenas ali. 

  • Saídas de emergência: é fundamental que sejam dimensionadas para uma rápida evacuação. Existem códigos que orientam os tamanhos mínimos, elas devem ser bem sinalizadas e não haver obstáculos.
  • Exaustão. É preciso que esses locais tenham alguma maneira de escape de fumaça, sejam janelas, sejam exaustores. sejam lá o que for.
  • Materias utilizados. Obviamente é preciso que sejam antichama e tenham um tempo de resposta ao fogo que permita o escoamento das pessoas. E aqui coloco a opinião de um colega engenheiro -
"Utilizar materiais isolantes acústicos com espumas de poliuretano (utiliza isocianato e poliol) é um crime culposo, pois estes materiais liberam quando queimados gases da família dos CIANETOS E CIANUROS, que quando inalados penetram nas hemaceas ocupando o lugar do oxigênio de forma definitiva. Para salvar um paciente com comprometimento mórbido de suas hamáceas só com transfuzão de sangue. Temos de cobrar das autoridades medidas preventivas e coercitivas para garantir a segurança de nossos meninos. Tinham de iniciar revisando e estabelecendo uma Norma Técnica que garanta as condições mínimas a ser oferecida aos frequantadores, (saídas, sinalizações de emergência, treinamento de pessoal, Materias que não possam ser utilizados etc) e principalmente fazendo uma devassa em todas estas casas de modo a que se garantam as proteções necessárias aos nossos meninos."
Flávio Garcia: 
Ou seja, existem acidentes e existem tragédias anunciadas. 
E para encerrar o dia vejo de minha janela várias casas do entorno da Arena Grêmio pegando fogo. Casas de madeiras, uma favela...outra tragédia anunciada ?
  
Esse foi mais um post desabafo que espera que não tenhamos que lamentar que nossos jovens morram em locais onde deveriam se divertir, nem que trabalhadores percam suas casas em incêndios que não conseguem ser controlados.

Comentários

  1. Amiga,

    Luto Nacional.
    Confraternizo-me com todos aí do Sul.
    Minhas Sinceras Condolências.

    http://br.noticias.yahoo.com/blogs/on-the-rocks/imposs%C3%ADvel-153208955.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Nô. Nós que não perdemos ninguém estamos consternados, quem perdeu está destroçado. Resta apurar as responsabilidades e lutar para que não mais aconteça. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros