Pular para o conteúdo principal

Tragédias anunciadas

Desde que acordei no domingo acompanhei via redes sociais, rádio e TV, tudo o que acontecia em Santa Maria/RS. Santa Maria é uma cidade adorável, tenho lindas lembranças de lá desde a minha época de estudante. Me lembro de ir para lá de trem (!) e chegar direto para as baladas. Impossível não se comover com tantas mortes que aconteceram na casa noturna. Primeiro e sempre pelas vidas que se foram. E pela dor dos que ficaram. E aí um post que li da Samantha me fez refletir bastante. Leiam AQUI.

Outra pelo lado profissional. E desculpem se também aqui não coloco informações técnicas. Ainda estou impactada por tudo o que houve e não tenho conhecimento das perícias e das reais condições de tudo o que aconteceu. Mas algumas coisas são basicas e não acontecem apenas ali. 

  • Saídas de emergência: é fundamental que sejam dimensionadas para uma rápida evacuação. Existem códigos que orientam os tamanhos mínimos, elas devem ser bem sinalizadas e não haver obstáculos.
  • Exaustão. É preciso que esses locais tenham alguma maneira de escape de fumaça, sejam janelas, sejam exaustores. sejam lá o que for.
  • Materias utilizados. Obviamente é preciso que sejam antichama e tenham um tempo de resposta ao fogo que permita o escoamento das pessoas. E aqui coloco a opinião de um colega engenheiro -
"Utilizar materiais isolantes acústicos com espumas de poliuretano (utiliza isocianato e poliol) é um crime culposo, pois estes materiais liberam quando queimados gases da família dos CIANETOS E CIANUROS, que quando inalados penetram nas hemaceas ocupando o lugar do oxigênio de forma definitiva. Para salvar um paciente com comprometimento mórbido de suas hamáceas só com transfuzão de sangue. Temos de cobrar das autoridades medidas preventivas e coercitivas para garantir a segurança de nossos meninos. Tinham de iniciar revisando e estabelecendo uma Norma Técnica que garanta as condições mínimas a ser oferecida aos frequantadores, (saídas, sinalizações de emergência, treinamento de pessoal, Materias que não possam ser utilizados etc) e principalmente fazendo uma devassa em todas estas casas de modo a que se garantam as proteções necessárias aos nossos meninos."
Flávio Garcia: 
Ou seja, existem acidentes e existem tragédias anunciadas. 
E para encerrar o dia vejo de minha janela várias casas do entorno da Arena Grêmio pegando fogo. Casas de madeiras, uma favela...outra tragédia anunciada ?
  
Esse foi mais um post desabafo que espera que não tenhamos que lamentar que nossos jovens morram em locais onde deveriam se divertir, nem que trabalhadores percam suas casas em incêndios que não conseguem ser controlados.

Comentários

  1. Amiga,

    Luto Nacional.
    Confraternizo-me com todos aí do Sul.
    Minhas Sinceras Condolências.

    http://br.noticias.yahoo.com/blogs/on-the-rocks/imposs%C3%ADvel-153208955.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Nô. Nós que não perdemos ninguém estamos consternados, quem perdeu está destroçado. Resta apurar as responsabilidades e lutar para que não mais aconteça. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…

10 ideias de almofadas e afins para gateiros

Festas....fiquei aqui arquitetando postagens bem suaves e lindas para esses momentos. Hoje resolvi brindá-los com 10 adoráveis ideias para almofadas, pesos de porta, mobiles e outras utilidades para amantes de gatos.

Nós, os gateiros, somos uma população em ascensão no mundo. Esses seres peludos, cheios de personalidade e amor próprio nos arrebatam. Adoramos mimá-los. E eles adoram que a gente os mime....uma parceria perfeita

1- Petit Pois e gatos. Uma dupla perfeita. Ambos sempre elegantes e cheios de charme! 
2- Mobile. Adoro! Mesmo já crescida, acho que não precisam ser só adorno de quartos infantis (meu lado criança, fazer o que????). Esse aí de cima, por exemplo, achei um mimo. 
3- Quem não ia querer entrar nessa casa tão felinamente convidativa??? Quero um para a minha porta! 
4- Patchwork e gatos!!! Tudo a ver também. lembra borralho, fogo, casa da vó e tudo isso lembra aconchego. E nada mais aconchegante que a figura de um gato, pachorrento, deitado ao pé do fogo. (Gateiros enten…

Interno I - escada como elemento formal destacado

A escada como elemento formal de ligação entre os dois andares desta reforma que o escritório do arquiteto italiano Alfredo Vanotti executou chama a atenção pela beleza e fluidez.Feita em ferro e pintada em branco ela não apenas é ponto focal, como serve de divisória para os espaços de estar e cozinha.
O espaço amplo servia de escritório e agora abriga área social no térreo e dormitório com banheiro no piso superior. Tudo isso em um estilo enxuto e ao mesmo tempo aconchegante.Coerente com a proposta do arquiteto de que a sua arquitetura deve falar por si mesma.
Nos siga também nas redes sociais
TwitterFlipboardFacebookInstagramPinterest