MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Concurso de Arquitetura revitaliza área estudantil

No Brasil não desenvolvemos um salutar hábito existente em outros locais do mundo. Realizar concursos de Arquitetura. Os concursos são muito saudáveis porque revitalizam a linguagem, dão chance para novos talentos e enriquecem a paisagem urbana com prédios de valor. Em teoria. Mas mesmo não sendo ideiais, porque nada o é, ainda são uma maneira de exercitar e trazer a tona a critividade.

Vejam esse prédio em Cracóvia, na Polônia. É resultado de concurso de Arquitetura que definiu esse projeto, vencido pelo Estudio polonês Ingarden & Arquitetos EWY.

É o Jardim Malopolska de Artes de Cracóvia, na Polônia. Dois prédios antigos foram unidos, o Juliusz Slowacki Teatro e a Biblioteca Malopolska Voivodeship.



Uma bela construção se encaixa como uma forma orgânica junto aos prédios antigos de uma rua popular entre os estudantes e moradores locais, e promove a sua inclusão no contexto urbano da cidade. 


Um belissimo centro cultural, onde uma biblioteca multimidia convive com o teatro e um salão multifuncional de eventos. Recursos modernissimos garantem que a sala possa abrigar os mais variados tipos de evento como espetáculos, concertos, exposições, exibições de filmes, simpósios, conferências, leilões de arte, desfiles de moda, entre outros eventos possíveis. 

____________________________________________________________________

Já imaginaram quantas soluções fantásticas poderíamos gerar por essas terras brasilis ? Esse investimento em projetos, além de revitalizar áreas da cidade, ainda atraí turistas e enriquece o repertório cultural das cidades.



Ficha Técnica do Małopolska Garden of Arts

Arquitetos - Ingarden & Ewý Architects

Área útil: 4.330,76 m²

Concurso: 2005 / Projeto: 2005-2008 / Construção: 2010-2012

Fonte 1 Fonte 2 Fonte 3

Fotos: Krzysztof Ingarden

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros