Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

Vaidade com sustentabilidade

Vaidade e mulher são quase sinônimos. 


Fonte
Uma vez ouvi que na indústria da beleza não existe crise porque se há recessão na economia, mais as mulheres se embelezam para exercer sua arte da conquista. 


Fonte
Exagero ? Talvez, mas se olharmos a infinidade de sites, blogs e industrias que existem e exploram o filão da beleza feminina (a masculina começa a ganhar terreno, mas ainda é bem pequena em relação à nossa...) verão que a vaidade feminina é infinda. E ávida por novidades. E seguidora de tendências. E também quer seguir linhas de cosméticos e afins que respeitem a natureza e não agridam aos nossos fios e saúde. Vai-se o tempo em que indústrias usavam animais em testes ou não se preocupavam com o meio ambiente. E é lógico que os templos da vaidade, os salões de beleza, também entrem nesse caminho.


Fonte
Ambientes com muito verde, iluminação com LEDs, começa da oferta de equipamentos feitos com materiais recicláveis, separação do lixo (parece ponto comum, mas depois da minha experiência no hospital, já começo a apontar como diferencial nos ambientes), uso de madeira certificada, são alguns dos parâmetros usados nos projetos dos modernos salões.  


Fonte
Além da aparência externa é preciso pensar na reciclagem e economia de recursos. Uso de energia solar para aquecimento da água, racionalização da iluminação para evitar aquecimento e gasto desnecessário, e consequentemente economizar no uso de condicionamento artificial). 


Fonte
Fonte
Tentar aproveitar a água usada na lavagem para descargas dos banheiros é outra solução bem vinda, assim como o uso de arejadores e mecanismos que evitem o seu desperdício.


Instalar recipientes para separação do lixo e encaminhar para reciclagem tubos e embalagens usados.


Leia AQUI um estudo de como dotar um salão de beleza de recursos que o tornem mais sustentável ou para, pelo menos, diminuir o desperdício.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros