Comunicação pública, acessibilidade e cidadania: quando as escolhas falam mais alto

Imagem
Vivemos tempos curiosos. Nunca produzimos tanta informação e, ainda assim, milhões de pessoas seguem excluídas de decisões que afetam diretamente suas vidas. Muitas vezes a barreira não está na falta de acesso à internet ou aos meios de comunicação. Ela se encontra muitas vezes na linguagem, na complexidade desnecessária, na distância criada entre quem comunica e quem precisa compreender. Foi com essa reflexão que participei, como assessora de acessibilidade, do 1º Congresso Gaúcho de Comunicação Pública, realizado em Porto Alegre. Promovido pela Dominus Consultoria e Capacitação em parceria com a Estratégia de Comunicação & Copy Sawitzki Inovação e Experiência Humana, o evento reuniu profissionais, gestores públicos, pesquisadores e especialistas para discutir temas que hoje ocupam lugar central na vida democrática. Ao longo do dia, palestrantes como Sandra Bitencourt, Maria José Finatto, Rodrigo Abella, Soraia Hanna, Daniela Machado, Leandro Rolim e Gustavo Ferenci compartilhar...

O Brasil, não conhece o Brasil ?

Nessa semana houve um encontro dos blogueiros do Viva Positivamente para saber, ouvir e opinar sobre a nova proposta da Coca Cola de dotar o mascote da Copa 2014 de características de brasilidade. Não pude ir por motivos profissionais, mas fiquei aqui babando pelas atividades que os amigos blogueiros tiveram a oportunidade de participar. Curioso ? Lá embaixo deixei os links das postagens para todos poderem participar, mesmo que por via virtual.

E fiquei pensando no convite da Coca, via Facebook. Quais são as características que nos fazem ser brasileiros. O que é afinal essa tal de brasilidade?   





Fonte
Fui ao Facebook pesquisar: Os meus resultados para Brasilidade. Muita cor, muita criatividade, muita alegria. 

Mas...Somos mais que isso. 

Somos uma pais imenso, quase um continente. Cheio de contradições, cheio de exclusões, com sérios problemas de saúde, de infra estrutura, de descaso com o povo. 

Mas...ao mesmo tempo, somos um país que ri de si mesmo. O país da piada pronta. E isso se reflete na irreverência de nossas criações.

Mas...além da irreverência, somos contraditoriamente um pais conservador. Nossa sensualidade é vendida como produto de consumo, mas o top less é proibido em nossas praias, para espanto de muito europeu.

Temos uma diversidade de símbolos, exatamente pela nossa grandeza. Me lembro que fui ter uma dimensão concreta disso quando saí da fronteira do sul e fui morar em Brasilia. Tinha amigas do Pará, do Rio, do Centro Oeste. E aí fui dar cara e voz àqueles pontos do mapa que estudava no colégio. Fui conhecer sotaques, costumes e jeitos que me deram um sentido de brasilidade que até ali não tinha. E ao mesmo tempo, minha "gauchicidade" se tornou mais sólida. 
Fonte
Mas....de todos os Brasis que já vivi, ainda me faltam tantos. Nunca fui daquelas pessoas que achavam que aqui era tudo ruim, e que lá fora sim, é que estavam as respostas. E na primeira viagem grande que fiz ao exterior, foi quando mais ainda me convenci que esse País tinha muito a ensinar ao mundo, como realmente vem fazendo.

O Brasil, não conhece o Brasil
O Brasil, nunca foi ao Brasil
Tapi, Jabuti, Liana
Alamandra, Alialaúde
Piau, Ururau, Aquiataúde
Pia, Carioca, Porêca, Metran
Jobim Akarore, Jobim Açu
Oh! Oh! Oh!...
O Brasil, não merece o Brasil



Esse Brasil tem muitas histórias, tem muitas características: alegre, brincalhão, criativo, sambante mas também guerreiro, lutador, trabalhador, crente. É pampeiro, é pantaneiro. É índio, é negro, mulato, branco, amarelo. É multicor.

Do Brasil S.O.S. ao Brasil
Do Brasil S.O.S. ao Brasil...

Fonte

Esse Brasil é generoso.  E aí eu começo a me achar com a característica de brasilidade que mais me encanta. O Brasil é acolhedor. 

Foto Elenara Stein Leitão
Aqui sempre há uma porta aberta. Somos uma nação com caras de todas as origens: aqui imigrantes fizeram uma nação, se uniram aos nativos e no dia em que olharem todos para o Brasil com orgulho, esse país terá realmente sua cara.
Do Brasil S.O.S. ao Brasil
Do Brasil S.O.S. ao Brasil.
Querelas do Brasil Aldir Blanc


    Comentários

    Postar um comentário

    Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

    Postagens mais visitadas deste blog

    Cortina verde na fachada

    10 motivos para NÃO fazer arquitetura

    Calungas, a representação da escala nos desenhos

    Arquitetura, longevidade e o afeto como tecnologia