Bumbódromo, bumbando em azul e vermelho

Parintins é uma cidade do Amazonas, ali pertinho do Pará. Se tornou conhecida no Brasil e no mundo pelo seu festival folclórico. Quase todos nós já vimos aquelas imagens dos Bois azul e vermelho fazendo uma festa linda e disputando um prêmio de melhor Boi Bumbá. 

Fui atrás do local onde se realiza essa disputa, o Bumbódromo e achei poucas imagens. Uma delas é a que está aí abaixo e mostra como ele ficará após a sua ampliação. Guardadas as proporções o Bumbódromo é uma mistura de Sambódromo com estádio de futebol (ou arena como são chamadas modernamente). 
Fonte - Novo Bumbódromo
O Bumbódromo vai ser modernizado, contando com melhorias na sua infra estrutura, e ampliado, passando de 12 para 17,4 mil lugares, com camarotes vips, banheiros reformados e atenderá requisitos de acessibilidade com elevadores, rampas, sanitários e camarotes acessíveis.
Contará ainda com sinalização em Braile e locais onde se pode ter descrição em libras e audiodescrição para grupos, existente apenas em poucos locais de espetáculos no país.
Existe até uma proposta de criar uma área neutra. Explica-se: o Bumbódromo (assim como toda a cidade) se divide entre as cores Azul (Caprichoso) e Vermelho (Garantido. Um lado das arquibancadas é azul. O outro vermelho. A proposta é criar uma zona neutra, para quem ainda não se decidiu que seria em verde. Mas há quem ache isso uma heresia e apenas uma forma de garantir ingressos mais caros...


Área neutra Bumbodromo
Essa festa no interior do Amazonas recebe atenção em todo o mundo e levas de turistas chegam em aviões ou navios (inclusive transatlânticos) para as festas de junho. A cidade de 100 mil habitantes se transforma para oferecer hospitalidade e receber as pessoas que obviamente impulsionam a economia local. E se encantam com essa manifestação cultural. 
Fonte

Fonte Economia IG
Grandes empresas já vem patrocinando esse espetáculo e com uma característica bem interessante. Elas mudam sua cor para não criar atritos com as fanáticas torcidas locais. Vejam esse flagrante das arquibancadas. A Coca Cola, que apoia essa festa há 18 anos, inclusive tem uma edição de latas azuis ao lado das tradicionais vermelhas ! 
Fonte Economia IG
Quem já viajou pelo Norte e Nordeste brasileiro já viu muitas manifestações ou objetos que retratam o Boi Bumbá, essa tradicional festa popular. Mas eu nunca tinha ouvido falar de uma festa que tivesse o porte da de Parintins. Um dia ainda vejo isso ao vivo. E a cores (azul e vermelho)
Fonte

Fonte
Fontes Blog Frank Chaves Acritica Economia IG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros