Blogando pra quê ?


Há quase oito anos que venho blogando. Isso aqui no ARQUITETANDO IDEIAS. Esses dias respondi uma entrevista do site Muda Rock perguntando sobre o que motivou a criar o blog. 
O que te motivou a criar o blog?
Eu queria um “local” para guardar coisas interessantes que eu pesquisava na web, tanto que nos primeiros anos o blog foi relegado a um segundo plano. Mas com o passar do tempo, fui percebendo que o blog é um canal muito interessante de divulgação de trabalho e de interação com outros blogueiros. Assumi o compromisso de postar diariamente e tenho conseguido manter essa rotina com poucas interrupções. Tem sido um prazer cada vez maior.
E realmente tem sido um grande divertimento manter esse espaço. É trabalhoso? É sim. Não sou jornalista, esse não é o meu foco principal e nem tenho a pretensão de falar aqui de Arquitetura de forma acadêmica ou muito formal. Aqui é como se fosse uma sala de estar onde posso conversar informalmente com os leitores, mostrar coisas que gosto, descobertas que faço por aí, contar experiências minhas e de outros profissionais e de clientes. Não existem postagens patrocinadas. Se existirem algum dia, os leitores serão informados. Recebo várias matérias prontas de assessorias de imprensa ou dicas de post. Tenho por norma só colocar aquilo que realmente me chama a atenção. Nas inúmeras pesquisas que faço me incomoda ver as mesmas coisas reproduzidas ao infinito e não gostaria que esse espaço fosse um mero reprodutor de outros blogs, por isso aqui sempre vai ter um pitaco meu. 

E se não tenho retorno financeiro, o que ganho blogando ? Satisfação. Conhecimento. Oportunidade de conhecer pessoas e experiências incríveis que não aconteceriam se não fosse pelo blog. Um exemplo é quando fui convidada para fazer parte dos blogs colaboradores do Viva Positivamente  . Não apenas pude ter contato com outros blogs que falam de sustentabilidade e outros assuntos super interessantes em diversas áreas, mas principalmente tive o imenso prazer de conhecer pessoas incríveis que muito me acrescentam em confiança no ser humano e nas suas potencialidades.

Eu espero que quem me lê, também se divirta, veja coisas belas e acrescente um pouco de conhecimento ao seu dia, à sua casa, à sua vida. 



De que forma arquitetura e sustentabilidade caminham juntos?

A Construção Civil é uma das maiores responsáveis pelos gastos energéticos do planeta. Não apenas na energia que gasta, mas principalmente pelos erros que um mau projeto ou um planejamento falho causam. A Arquitetura está aí justamente para fazer esse planejamento com conhecimento, procurando aproveitar recursos locais e apontar soluções que gerem não apenas menos gastos, mas que sejam focadas na sustentabilidade. Podem ser recursos como fontes alternativas de energia, materiais ecologicamente corretos e projetos que não sejam tão dependentes de condicionamentos artificiais. Estamos aí para pesquisar e adotar soluções criativas para o aproveitamento de materiais.




Comentários

  1. Amiga,

    O Arquitetando Ideias sempre está em dia.

    Tenho orgulho de participar desta Realidade.

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros