Otimismo que transforma

Quando eu fui ao Rio nesse encontro de blogueiros do Viva Positivamente na Semana do Otimismo que transforma 2012 eu sabia que ia encontrar pessoas muito especiais, mas o dia superou todas as minhas expectativas. Conheci experiências relatadas por pessoas que transformaram a si mesmas, sua comunidade e tudo isso com criatividade, garra e com muito otimismo.

Emoldurados por um panorama maravilhoso tivemos um bate papo com o Tião Santos na DPZ-Rio. O Sebastião Carlos dos Santos, um jovem brasileiro que passou a juventude em um ambiente difícil como o lixão do Jardim Gramacho nos contou alguns aspectos de sua vida, de menino que tentava achar algo bom em conviver com o lixo, no jovem que descobriu naquele local um livro jogado fora que mudou sua vida. O Principe de Maquiavel 

Presidente da Associação dos Catadores do Jardim Gramacho o Tião se tornou internacionalmente conhecido no documentário Lixo Extraordinário de Vick Muniz que concorreu ao Oscar 2011 de melhor documentário. Um rapaz com uma simpatia, inteligência e liderança marcantes que pensou, agiu e transformou. E continua transformando.

De Ipanema à Cidade de Deus, fomos conhecer a Lea Serra e sua equipe. A Lea faz um trabalho muito bacana reciclando garrafas PET. Ela faz parte dos Coletivos Coca Cola e tem a sua oficina em uma laje sobre sua casa, de acesso íngreme para nossos padrões. Tivemos que subir escadas que arrepiam a sensibilidade e conhecimento técnico de uma arquiteta..

E nesse local, ela e sua equipe, assessoradas por designers que lhes deram toques de como aprimorar seus produtos criam maravilhas ! De vestidos a pufes, passando por caixas e brincos (que são feitos com o resíduo do resíduo), mostrando que nada se perde quando a mente é criativa. 

Uma ideia dos trabalhos que a Lea e equipe do Criando Arte faz em sua oficina e onde pudemos ter uma aula de sua técnica. Entre outras maravilhas, saibam que os porta passaportes que a equipe brasileira levará a Londres vão sair dessas mãos e desse lugar. Tudo no mais puro espirito verde amarelo.  
E falando em Londres quem estava junto conosco ? O Rene da Silva. Aquele menino que se tornou internacionalmente conhecido quando tuitava de dentro do Complexo do Alemão o que ocorria lá dentro durante a invasão. Veja mais no Portal Voz das Comunidades. Pois o Rene é um dos brasileiros escolhidos para fazer o revezamento da Tocha Olimpica em Londres, de onde vai blogar sua experiência. 

O que eles tem em comum ? O apoio de uma empresa, sim. Mas eles tem bem mais em comum. Eles tem aquilo que faz a diferença. De olhar a Vida de frente, e ir em busca dela através de ações simples as vezes, mas cheias de verdade e energia. Eu volto dessa viagem com mais esperança nas pessoas, com mais admiração pelo povo brasileiro e torcendo para que os Tiãos, Leas e Renes que habitam esse pais tenham cada dia mais consciência do seu valor e oportunidades para exercer a sua liderança para o bem. 

Uma vez eu vi uma cena de um filme que dizia mais ou menos isso: no dia em que o povo desse pais acreditar mais em si mesmo, vamos ser realmente uma Nação.
  

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros