Café Alta Política- Metamorfose da Vida

Imagem
No Café Alta Política, no dia 14 de agosto de 2026, tive a oportunidade de representar o Coletivo Metamorfose da Vida e falar sobre envelhecimento, autonomia e o papel que cada pessoa pode assumir na construção da própria longevidade. O Café Alta Política é organizado por Julio Pujol e Giselle Hubbe. Um encontro no belo café do Margs em Porto Alegre. Este foi o 60º e teve como tema Leituras do Envelhecer. Junto comigo para um bate papo, o ex-vereador e Secretário Adjunto de Inclusão e Des. Humano de Porto Alegre e Vinicius Kaster, Secretário Adjunto de Esportes de Porto Alegre. Falei sobre minha formação como arquiteta, mestre em Engenharia de Produção e integrante do coletivo Metamorfose da Vida, e como uma experiência mudou minha maneira de olhar para a vida e para a arquitetura: durante cerca de 20 anos, acompanhei o envelhecimento e o adoecimento dos meus pais. E aprendi como a sala de espera de uma UTI pode ser uma espécie de pós-graduação sobre a condição humana. A partir dessa ...

Fez Home by Álvaro Leite Siza Vieira



Quem se habituou a conviver com uma obra de Alvaro Siza como o Iberê em Porto Alegre não estranha a quase escultura que é a casa Fez, obra de seu filho, também arquiteto. Projetar sua casa. O ato mais corajoso de um arquiteto, talvez. Ou o mais desafiante. Ser O cliente. Conciliar sua formação e técnica com os sonhos de quem vai habitar o espaço. Não, não pensem que é fácil. 


Segundo o próprio Siza Vieira, "o lar é como um laboratório de sonhos que representam os motivos, as idéias e as tensões. As histórias e as emoções condensam o simbolismo que representam as relações humanas. O projeto evoluiu a partir de um processo de desenho livre, como se fosse um palhaço rindo dos problemas, as tensões, os conflitos, os desencontros, os quais foram transformados em abstração geométrica ... a afirmação, talvez, de um novo classicismo. Espaços de transição, pórticos, iluminação, maçanetas, portas, corrimões, até mesmo algumas pinturas e mobiliário foram especialmente encomendados, mas eu também coloquei móveis do século XIX da minha família que se encaixam perfeitamente ao ambiente."

Bonita ? Feia ? Estranha ? Talvez um pouco para cada um. Mas nunca indiferente como não podem ser as obras de grandes autores.








FONTE e FOTOS
Fotos by: FG+SG

Comentários

  1. A casa Fez é da autoria do Arq. Álvaro Leite Siza, filho do Arq. Álvaro Siza Vieira, autor do museu para a Fundaçao Iberê Camargo.

    ResponderExcluir
  2. Ops !!! Grande engano meu. Olhei tão rápido e achei tão semelhante ao escultórico do Iberê que passei por cima do filho e fui direto ao pai. Já feita a correção, muito obrigada pelo reparo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Cortina verde na fachada

Processo da Arquitetura

DIREITO À PAISAGEM

10 motivos para NÃO fazer arquitetura