MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Fez Home by Álvaro Leite Siza Vieira



Quem se habituou a conviver com uma obra de Alvaro Siza como o Iberê em Porto Alegre não estranha a quase escultura que é a casa Fez, obra de seu filho, também arquiteto. Projetar sua casa. O ato mais corajoso de um arquiteto, talvez. Ou o mais desafiante. Ser O cliente. Conciliar sua formação e técnica com os sonhos de quem vai habitar o espaço. Não, não pensem que é fácil. 


Segundo o próprio Siza Vieira, "o lar é como um laboratório de sonhos que representam os motivos, as idéias e as tensões. As histórias e as emoções condensam o simbolismo que representam as relações humanas. O projeto evoluiu a partir de um processo de desenho livre, como se fosse um palhaço rindo dos problemas, as tensões, os conflitos, os desencontros, os quais foram transformados em abstração geométrica ... a afirmação, talvez, de um novo classicismo. Espaços de transição, pórticos, iluminação, maçanetas, portas, corrimões, até mesmo algumas pinturas e mobiliário foram especialmente encomendados, mas eu também coloquei móveis do século XIX da minha família que se encaixam perfeitamente ao ambiente."

Bonita ? Feia ? Estranha ? Talvez um pouco para cada um. Mas nunca indiferente como não podem ser as obras de grandes autores.








FONTE e FOTOS
Fotos by: FG+SG

Comentários

  1. A casa Fez é da autoria do Arq. Álvaro Leite Siza, filho do Arq. Álvaro Siza Vieira, autor do museu para a Fundaçao Iberê Camargo.

    ResponderExcluir
  2. Ops !!! Grande engano meu. Olhei tão rápido e achei tão semelhante ao escultórico do Iberê que passei por cima do filho e fui direto ao pai. Já feita a correção, muito obrigada pelo reparo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros