Fez Home by Álvaro Leite Siza Vieira



Quem se habituou a conviver com uma obra de Alvaro Siza como o Iberê em Porto Alegre não estranha a quase escultura que é a casa Fez, obra de seu filho, também arquiteto. Projetar sua casa. O ato mais corajoso de um arquiteto, talvez. Ou o mais desafiante. Ser O cliente. Conciliar sua formação e técnica com os sonhos de quem vai habitar o espaço. Não, não pensem que é fácil. 


Segundo o próprio Siza Vieira, "o lar é como um laboratório de sonhos que representam os motivos, as idéias e as tensões. As histórias e as emoções condensam o simbolismo que representam as relações humanas. O projeto evoluiu a partir de um processo de desenho livre, como se fosse um palhaço rindo dos problemas, as tensões, os conflitos, os desencontros, os quais foram transformados em abstração geométrica ... a afirmação, talvez, de um novo classicismo. Espaços de transição, pórticos, iluminação, maçanetas, portas, corrimões, até mesmo algumas pinturas e mobiliário foram especialmente encomendados, mas eu também coloquei móveis do século XIX da minha família que se encaixam perfeitamente ao ambiente."

Bonita ? Feia ? Estranha ? Talvez um pouco para cada um. Mas nunca indiferente como não podem ser as obras de grandes autores.








FONTE e FOTOS
Fotos by: FG+SG

Comentários

  1. A casa Fez é da autoria do Arq. Álvaro Leite Siza, filho do Arq. Álvaro Siza Vieira, autor do museu para a Fundaçao Iberê Camargo.

    ResponderExcluir
  2. Ops !!! Grande engano meu. Olhei tão rápido e achei tão semelhante ao escultórico do Iberê que passei por cima do filho e fui direto ao pai. Já feita a correção, muito obrigada pelo reparo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros