Uso do Bambu


O bambu é um material que tem sido bastante comentado e usado em alguns locais como uma opção de construção barata, resistente, com grande resistência, inclusive em terremotos.  
Casa ROEWU do Bamboo Forest
 Casa ROEWU do Bamboo Forest
Vejam alguns exemplos de utilização como no projeto do Bamboo Café, da Casa ROEWU do Bamboo Forest e da Bamboo House de Guanacaste.
Bamboo House em Guanacaste
Bamboo House em Guanacaste
Entre as vantagens do uso do bambu, segundo o site Greendiary podemos citar  :

1. Ser uma solução de habitação sustentável já que pode ser disponível em várias regiões e climas no mundo. É barato, em comparação com outros materiais de construção e resistente como estrutura.
2. Exigir um requisito mínimo de tecnologia, salientando que o bambu exige muito menos energia para os eu processamento que o concreto ou a madeira.
3. Poder ser uma solução para o desenvolvimento mundial principalmente para as regiões mais pobres e populosas que necessitam resolver seus problemas de moradia em grande escala. 
4. Poder gera oportunidades de emprego não apenas para quem vai construir como para arquitetos e designers ao redor do mundo.
5. Exigir um tempo menor de construção do que as concreto, por exemplo. Uma casa pequena pode ser montada em questão de horas, o que é muito benéfico para áreas atingidas por desastres. 
6.Trazer benefícios ambientais com a menor geração de emissão de carbono e de resíduos prejudiciais. 
Mesmo com todos esses benefícios, o uso do bambu ainda não é largamento difundido, por desconhecimento por parte do público em geral e de muitos profissionais, falta de oferta da matéria prima e até algum preconceito. Quem sabe se, com a disseminação de projetos isso possa ir mudando.
Fotos e dados AQUI

Leia mais sobre usos do bambu AQUI

Comentários

  1. fica aki um link de um estádio q usou bambu tb em seu interior por ser uma referência à floresta extensa q a china tem e por ser barato e com baixo consumo de energia na produção dos acabamentos. http://goldaarquitetura.blogspot.com/2011/11/bao-stadium-estadio-de-bambu.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros