Momentos mágicos

FAU- UnB
Hoje estava falando sobre momentos mágicos. E me lembrei de um em especial que vivi nesse espaço. 


Anos 70, morava em Brasilia e fiz vestibular na UnB para Arquitetura e Urbanismo. Tinha dezessete anos. Me lembro de ter lido em algum lugar que era considerada a segunda melhor FAU do pais, depois da USP e antes da UFRGS (onde terminei o curso bem mais tarde). O Minhocão, prédio que abriga várias faculdades, tinha na de Arquitetura uma conformação interessante. As aulas teóricas eram nas salas a esquerda, fechadas por divisórias. E as aulas de projeto (na minha época eram PEU - Projeto de Edificação Urbana) ficavam no centro, separadas por armários ou biombos, e a gente circulava pelas várias turmas para chegar na nossa.


O mais bacana eram as épocas de entrega de projeto....a gente fazia os trabalhos na própria universidade e era nessa época que essa fluidez de espaços se mostrava mais rica. O pessoal dos anos mais adiantados, alunos do quarto ou quinto ano, super veteranos, iam palpitar e ajudar os mais novinhos, nós, que ficávamos encantados com esse auxilio. Cada aula que nos davam ! Sem contar que os professores passavam por lá de madrugada e participavam das vaquinhas de café e pastel que alguém sempre fazia a caridade de ir até ao centro comprar (na época era tudo muito distante...).


E num desses dias, quando amanhecia, paramos todos. Professores, alunos de todas as turmas e anos. Fomos ver o sol que nascia...Nunca me esqueci desse momento. Foi mágico e naquele instante o Minhocão ganhou alma para mim. Acho que ali entendi que o que faz a Arquitetura são as pessoas que nela transitam e que espaços devem sempre propiciar encontros, descobertas e momentos assim mágicos.      

Comentários

  1. É muito legal relembrar esses momentos mágicos.
    Dá uma sensação de estar no Paraíso (Paz Absoluta).A alma flutua.

    Linda Noite!

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros