Tadao Ando - uma biografia

Estou lendo a biografia de Tadao Ando, arquiteto japonês, ganhador do Prêmio Pritzker de Arquitetura de 1995. Uma das maneiras de aprender Arquitetura é ler sobre grandes arquitetos, conhecer suas obras e particularmente, suas vidas e o que norteou suas criações.


Particularmente gosto demais de autodidatas, caso de Tadao Ando. Por vezes acho que a academia pode engessar muito da criatividade das pessoas. Mas vejam bem. Para ser autodidata, prescindir do ensino formal e chegar a ser um dos maiores arquitetos de seu tempo, uma pessoa como Tadao teve que percorrer um longo caminho de aprendizagem e estudo. Ele aprendeu oficios em sua juventude, ele tentou assistir aulas formais, ele leu o que havia sobre Arquitetura. E, super importante, viajou. Foi a outros locais, outras culturas e voltou ainda com mais garra e cheio de garra para colocar em práticas SUAS ideias.


4x4 House by Ando
E como todo arquiteto jovem, começou com residências. E espaços muito pequenos onde construí-las. E aprendeu a fazer mais do menos que dispunha. 

 "Em todos os meus trabalhos , a luz é um fator importante que controla "


Usando com maestria a luz, o concreto, as formas sua arquitetura tem força e ao mesmo tempo nobreza. Transmite austeridade (traço de sua cultura talvez) e beleza. 


 "Eu crio espaços fechados, principalmente por meio de grossas paredes de concreto. A razão principal é criar um lugar para o indivíduo, uma zona para si mesmo dentro da sociedade. Quando os fatores externos do ambiente de uma cidade exigem a parede a ser sem aberturas, o interior deve ser especialmente plena e satisfatória. "


Awaji yumebutai by Ando


Sketches by Ando

Novo Museu de Arte Moderna - Fort Worth by Ando

Church of the light by Ando
 Uma de suas obras que mais gosto é essa igreja. Nada mais correto que ser chamada de igreja da luz. Já li em algum local que ele, apesar de oriental, projetou igrejas belíssimas. E soube usar a luz como elemento de transcendência, de ligação entre o divino e o humano. Gosto dessa força de linguagem, eu me sentiria muito próxima de algo superior dentro dessa igreja.

“Passaram-se quarenta anos desde que comecei a trabalhar com arquitetura, e nesse ínterim a sociedade e as condições que envolvem as construções mudaram substancialmente. Mas minha postura essencial de ver a arquitetura como uma espécie de guerrilha contra o ambiente urbano permanece imutável.” 

Tadao Ando

Comentários

  1. E além disso ele fez por onde, foi em busca do que achava certo.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Um dos motivos pelos quais me apaixonei por arquitetura foi esta igreja de Tadao Ando. Nada mais correto, nada mais celestial.

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo, essa igreja é sublime.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros