Devaneios depois de um susto - #OutubroRosa



Me permitam compartilhar algo que escrevi em um antigo blog - O Comentários Cotidianos em 2004
20/07/2004 

Devaneios depois de um susto

“Os centros de devaneio bem determinados são meios de comunicação entre os homens do sonho com a mesma segurança que os conceitos bem definidos entre os homens de pensamento.”Gaston Bachelard em a Poética do Espaço (Martins Fontes)

Hoje é um dia particularmente feliz. Meu médico, que me atende a 25 anos, teve a delicadeza de me ligar à noite para dizer que a biopsia do cisto do seio, do qual fiz punção na outra semana, é puro líquido e, portanto não devo me preocupar. Nesse meio tempo, entre o susto de descobrir aquele baita caroço, ir ao médico e fazer a punção, não se passaram 48 horas. Mas a minha reação veio pós-tardia. E na forma de um saudável egoísmo. Quero mais tempo para mim, quero ouvir a minha música, quero eu em primeiro lugar. Logo eu, que sempre coloquei o outro na minha frente, pela primeira vez entendi aquela canção (embora de uma forma diferente): “não, não liga pra ele”, virou na minha cabeça e coração, não cuida dele(a), cuida de mim. 
Agora a vontade é de dançar em um parque enluarado, correr para o telefone e compartilhar com os melhores amigos que nada de terrível vai me acontecer e que a Vida é linda, apesar de tudo, e justamente por isso.




Pois é...nesse Outubro Rosa que é o mês onde se lembra a importância do auto exame, da mamografia, da prevenção para essa doença que assombra tantas de nós, lembrem-se de buscar informação. No site do Fenama  você pode encontra-las. Não deixe a sua vida sem proteção. O Câncer de mama é curável se detectado com antecedência. Busque, se informe, SE CUIDE.

O que eu senti foi um pedacinho de medo, mas me serviu para ver como a rápida ação pode nos ajudar. Também pude testemunhar casos em que a biópsia revelou que havia realmente um tumor. Conheci mulheres bravas que enfrentaram operação, quimio, rádio. Perderam cabelo, mas venceram. E hoje estão aí, mais bonitas, mais fortes, mais guerreiras. 

Meu apelo às autoridades, empresas, qualquer um que possa dar seu apoio a tantos programas de prevenção para mulheres que não podem contar com um plano de saúde e presteza no atendimento e exames. Cito aqui no RS o trabalho admirável feito pela equipe do Mamamóvel  , mas sei também de vários desses programas que existem pelo Brasil, patrocinados pelo poder público e privado. É de extrema importância que haja a possibilidade das mulheres poderem fazer um exame de mamografia com muita rapidez para que a prevenção possa ser feita de maneira ágil e com mais chances de cura.
Essa é uma bandeira de todos. Mulheres façam exames preventivos, após indicação médica, façam mamografia e os exames indicados. Saúde é o maior bem que temos e nossos corpos merecem o nosso amor em forma de cuidado. 

Comentários

  1. o incentivo ao auto exame ´extremamente importante, com a correria do dia a dia, acabamos deixando para amanhã o que deveria ser prioridade. Infelizmente perdi minha mãe para o câncer de mama, acredito que o final poderia ter sido diferente caso ela não tivesse adiado 7 meses o exame. Só encontramos a requisição após a morte dela, guardada como um tesouro em meio as suas coisas. Realmente, quem sabe este simples papel não teria salvo sua vida?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. puxa, que pena...realmente muitas vezes deixamos de lado nossa saúde por falta de tempo, falta de conhecimento, medo ou por falta de condições de ir em busca de ajuda. Depoimentos como o teu nos mostram como a presteza de buscar auxilio é fundamental. Sinto muito mesmo, tomara que mais mulheres se conscientizem disso para que outras famílias não tenham que sofrer essa tristeza de vocês.
    Beijos e muito obrigada pelo comentário.
    Beijos
    Elenara

    ResponderExcluir
  3. Pensamos tanto nos outros e pra nós é o"se der tempo".
    Eu sou a única pessoa que convivo comigo 24 horas por dia e deve ser da melhor forma.

    Boa Noite!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. É bem por aí, até porque para bem cuidarmos dos outros temos que estar bem de saúde.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros