Amor sustentável

Nada mais atual que essa música que o Eduardo Pilger, psicólogo, primo, companheiro de aniversário, fotografo e ser humano de primeira me brindou no Facebook : Anelis Assunpção - Amor Sustentável do álbum "Sou Suspeita Estou Sujeita Não sou Santa".


E essa música fala da vontade que permeia nossas vidas de sermos sustentáveis conosco, com nosso planeta, com nossas casas e hábitos. Somos uma geração que já ganhou a herança de anos de vidas de consumo sem muito pensar. Nossos pais e avós fizeram um mundo cheio de tecnologia, com produtos novos a cada dia, cheio de embalagens desnecessárias e muita "descartabilidade".

Esse descartar desenfreado acaba por nos incomodar sobremaneira. Ansiamos por substância, queremos concretude. Seja nos nossos hábitos de consumo, seja nos nossos hábitos de relacionamentos.


E onde fica a Arquitetura nisso ? Na procura por materiais e tecnologias verdes. Mas esquecemos as vezes que mais que uma fachada, sustentabilidade é escolha. Assim como escolhemos ficar com alguém, e burilamos uma relação dia a dia, retocando arestas e conservando sentimentos lindos, assim podemos também construir moradas, mantendo as que já existem, reformando e retocando. Ou aproveitando materiais se necessitamos demolir. Escolhendo materiais que não agridam a natureza. E acima de tudo: não consumindo por impulso. Não sendo assim tão líquidos e descartadores. E sabendo ver a beleza que existe perto de nós, seja andando a pé pelas ruas para poupar combustível, seja garimpando relíquias que podem existir nas vizinhanças.


Para amar e projetar precisamos de CRIATIVIDADE em primeiro lugar. E PERSISTÊNCIA sempre.

Comentários

  1. Oi! Muito rico o espaço aqui. O templapate lindo, se quiser dou umas dicas para traduzi-lo. Abç.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros