MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Materiais que gostei e quero testar

Em feiras de material de construção civil é que a gente tem uma pálida ideia da complexidade que essa industria representa. Até a construção ficar pronta, seja nova ou reforma, ela exige uma série de materiais que vão desde um prego até um maquinário de alta complexidade.


E os profissionais do setor tem que analisar as potencialidades, vantagens e desvantagens de cada material para especifica-los ao cliente. Para cada lançamento em projeto existe estudo, pesquisa, conhecimento e principalmente experiência. 


E sempre vem materiais para facilitar a vida das pessoas como é o caso do piso sobre piso rolado da Weber Quartzolit que permite que se assente azulejos e porcelanatos, inclusive fazendo sobreposição, ou seja colocando sobre pisos ou paredes com revestimentos. Uma ressalva: eu particularmente prefiro retirar os revestimentos antigos porque a gente nunca sabe como foram assentados. Mas em obras comerciais ou nas que forem altamente recomendado que não se faça muita poeira, é uma mão na roda. Assim como o renovação que permite a recuperação de rejuntes antigos, com mais economia e facilidade já que não é necessário retirar todo o existente, mas apenas uma lâmina. Foram produtos que vi na Construsul 2011 e achei bem práticos.


E uma argamassa que promete o mesmo efeito da massa corrida e do gesso, mas sem precisar lixar. Achei tudo de bom e vou testar. Veja em Ceramfix 


Os produtos da Pisoclean  que prometem, entre outras coisas, remover as manchas de seu piso também mereceram minha atenção.


E por último esquadrias de PVC, com tela e venezianas de madeira que podem ser customizadas. Estava procurando para uma obra e não encontrei na Internet. A Selbach faz.


Esses são alguns dos materiais que vi que acho que facilitam a vida na obra e na manutenção. E quis compartilhar com vocês.

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros