MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Eu quero uma casa no campo

Lembram da canção do Zé Rodrix ? 

Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa compor muitos rocks rurais
E tenha somente a certeza
Dos amigos do peito e nada mais

Pois essa casa no Texas me serviria. Foi construída para ser o anexo de uma cabana de pedra e conseguiu com maestria se unir ao entorno. Já dá para sentir a sutileza do projeto no desenho abaixo. Eu sou particularmente adepta de usar lindas perspectivas para mostrar o conceito, acho mais poéticas que as maquetes digitais modernas.



Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa ficar no tamanho da paz
E tenha somente a certeza
Dos limites do corpo e nada mais

Detalhes como rasgos laterais, amplas janelas de onde se descortina a paisagem, mesmo dormindo e um rasgo no banheiro para ver a vegetação me encantaram. Pensando bem, já vi esse detalhe de rasgos no banheiro na casa de Thiago de Mello na Amazônia. Vou ver se acho o projeto e consigo colocar aqui. É outra concepção, mas também me transmitiu, na época, essa sensação de paz.   




Projeto de  Andersson Wise Arquitetos  
Fonte



Comentários

  1. Eu lembrei da música do Peninha:

    Eu queria ter na vida
    Simplesmente
    Um lugar de mato verde
    Pra plantar e pra colher
    Ter uma casinha branca
    De varanda
    Um quintal e uma janela
    Para ver o sol nascer

    Boa Noite!

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto desse exercício de associar músicas às lembranças ou as coisas da vida. Aqui tínhamos um programa de rádio onde o entrevistado falava de sua vida pelas músicas, muito bacana.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma casa no campo!
    Sonho realizado!!!
    bj

    ResponderExcluir
  4. Que bom ! Realizar sonhos é das melhores coisas da vida. Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros