MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Cultivando suas roupas






Vi esse video via Facebook e fiquei fascinada pelas suas potencialidades. Nessa palestra TED a designer Suzanne Lee nos fala de seus experimentos em cultivar um material baseado no chá que pode ser usado como tecido ou couro vegetal para o fabrico de roupas. Ela nos mostra o processo, como ele pode ser usado e nos fala honestamente de sua pequena falha...ainda. Não é impermeável, ou seja, ainda absorve muita água....mas os usos num futuro 
próximo são muito instigantes.



http://www.biocouture.co.uk/
Foi durante a pesquisa para o seu livro "Formando o Futuro: as roupas de amanhã, que surgiu o conceito de BioCouture. Investigando a utilização de micróbios faz nascer um material que é orgânico e pode ser aproveitado para a moda. Ou quem sabe, revestimentos ? 
O que começou como um projeto de moda já evoluiu para um projeto de biomateriais. E as possibilidades estão apenas começando.



"Eu também estou criando novas bactérias-celulose amostras compostas olhando eco-materiais, como cânhamo. Este mês eu estou ensinando um projeto emocionante e exploração de sistemas de biologia sintética para têxteis de pós-graduação e estudantes de design industrial ao lado de eminentes cientistas da Universidade de Cambridge."
Suzanne Lee no guia Fellows TED2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros