10 soluções verdes para as cidades


Para populações cada vez mais urbanas que consomem cerca de 75% da energia mundial e outro tanto de emissões de gases que aumentam o efeito estufa na Terra, é justo que haja uma concentração de esforços na busca de soluções para que as cidades se tornem locais mais sustentáveis.


Abaixo 10 soluções que muitas cidades vem adotando nessa busca e que podem ser copiadas ou adaptadas por outras, segundo o site PROCEL INFO.
  1. Cidades Compactas - As cidades compactas são bairros autossuficientes dentro das grandes cidades, acessíveis a diferentes classes sociais. Com serviços, mercado e transporte próprios, reduz a necessidade de deslocamento. Um exemplo é a cidade de Portland (EUA).
  2. Rodízio Voluntário - Outra solução é o rodízio de veículos: os carros têm dias específicos para transitar nas ruas. Em Seul, na Coreia do Sul, funciona bem um rodízio voluntário. A prefeitura dá incentivos fiscais e oferece vagas grátis de estacionamento para quem aderir.
  3. Energia Renovável - O estimulo à produção e ao consumo de energia renovável é outra solução. A população de Los Angeles (EUA) escolhe o tipo de energia que usa em casa. Em Tóquio, o governo obriga empresas a mostrar “credenciais verdes” aos clientes.
  4. Inspeção Veicular - A revisão de automóveis particulares pelo poder público para verificar o índice de emissão de gases, exigindo manutenção dos veículos é outra maneira de controle da emissão de gases. A inspeção é obrigatória em São Paulo desde 2009.
  5. Carros Elétricos - O estímulo à produção e uso de carros elétricos é uma forma de diminuir a emissão de gases poluentes. Amsterdã (Holanda) estimula moradores a usá-los, disponibilizando pontos gratuitos de recarga da bateria nas ruas.
  6. Materiais Sustentáveis - Outra tendência é o uso de materiais sustentáveis na cidade. Em Chicago (EUA), a substituição de luzes de semáforos por LEDs - material mais ecológico - gerou economia de US$ 2,5 milhões anuais na conta de energia.
  7. Eficiência Energética - O uso de dispositivos que economizam energia nas máquinas de bebidas geladas em Houston (EUA) reduziu em 265 quilowatts por ano o uso de energia. Hoje, Houston é considerada a capital da eficiência energética.
  8. Transporte - Exemplos de metrópoles que investiram no transporte público e conseguiram tirar pessoas dos seus veículos são Curitiba, Bogotá (Colômbia) e Jacarta (Indonésia). São Francisco (EUA) estimulou o uso de combustíveis ecológicos em sua frota.

Comentários

  1. ótimo post! Quando se trata de sustentabilidade acho que esses 10 quesitos deveriam ser deveres e não escolhas!

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Melize.

    Mas sendo escolhas e sendo realizadas já ajuda bastante. O que não dá é para ficar como está, não é mesmo ?

    Abraços

    Elenara

    ResponderExcluir
  3. Olá adorei a postagem e peço licença para copia-lo ao meu blog pois tenho a intenção de informar mais sobre sustentabilidade e um objetivo de vida para nossos filhos e netos.
    visitem o blog que criei para nós
    http://fparquiteturapopular.blogspot.com/
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  4. Fabiana !

    Que bom que tenhas gostado, pode copiar sim e difundir as boas práticas, sem é claro esquecer os créditos da Procel Info.

    Abraços

    Elenara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros